Comunidade, Florianópolis, Geral, Social - 03 Ago 2020 13:01

Monte Serrat se despede do Seu Teco, da velha guarda da Copa Lord

Líder comunitário de 85 anos foi um dos fundadores do Centro Cultural Escrava Anastácia
Por: Direto da Redação TSF
 
Monte Serrat se despede do Seu Teco, da velha guarda da Copa Lord (Foto: divulgação)

O Maciço do Morro da Cruz amanheceu triste nesta segunda-feira (3) com a partida de João Ferreira de Souza, o Seu Teco, um dos fundadores do Centro Cultural Escrava Anastácia (CCEA) e baluarte da escola de samba Embaixada Copa Lord. Seu Teco morreu em decorrência de problemas cardíacos, aos 85 anos. O velório será no Cemitério do Itacorubi a partir das 14h. O enterro será na mesma tarde.

Militante pelas liberdades fundamentais, Seu Teco lutou pela educação para os jovens, principalmente jovens negros, e pelos direitos essenciais a todo cidadão na comunidade onde morava, o morro da Caixa d’Água, hoje conhecido como Monte Serrat, no Maciço do Morro da Cruz, região central de Florianópolis.

- Se hoje a comunidade tem ônibus, calçamento e esgoto, foi graças à participação dele - , diz Ana Lúcia de Brito, vice-presidente do CCEA.

Ao lado de Darcy Vitória de Brito, fundou nos anos 90 o Centro Cultural Escrava Anastácia, instituição que desenvolve um trabalho voltado para a educação, fortalecimento de vínculos, inserção social e laboral, assistência social, cultural e esportiva e acolhimento institucional, principalmente de jovens de bairros empobrecidos da Grande Florianópolis.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)

- Ele sempre dizia que a vida só melhoraria se os jovens melhorassem e que com estudo um jovem poderia conseguir qualquer coisa. Ele, que estudou até a segunda série, tinha muito orgulho da neta que se formou e hoje é mestre em educação. Também dizia que todo jovem tinha que saber ter liderança para poder conquistar tudo para a sua comunidade e também para o mundo -, relembra Ana Lucia.

O legado de Seu Teco hoje fica evidente na atuação e importância do CCEA para crianças e adolescentes de toda a Grande Florianópolis: além de projetos como o Rito de Passagem, Procurando Caminho e Jovem Aprendiz, desenvolvidos no contraturno escolar na sede da instituição (bairro Balneário, região continental da Capital), mantém ainda a Casa de Acolhimento Darcy Vitória de Brito para menores.

Até o final da vida foi atuante da diretoria do CCEA e costumava dizer que a instituição fazia um importante trabalho de formiguinha com os jovens. Seu Teco era também um apaixonado pelo Carnaval e integrava a Velha Guarda da Copa Lord. Nas redes sociais, a escola de samba e organizações como o Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes de SC manifestaram pesar pelo falecimento de um ilustre militante das causas sociais.

- Seu Teco dedicou sua vida às questões dos Direitos Sociais, com vistas à conquista da cidadania, dos moradores do Maciço e das Populações Negras ali residentes. Ele se revelou como um dos mais destacados Delegados do Orçamento Participativo da Capital. Também auxiliou, com outras lideranças locais sob a Coordenação do Padre Vilson Groh, um intenso Programa de Atenção à Juventude -, manifestou-se o Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes /SC.

- O samba catarinense amanhece triste nesta segunda feira. Faleceu nesta manhã o Seu Teco, um dos baluartes da nossa escola, devido a problemas do coração. A SRCS Embaixada Copa Lord, vem desejar que Deus conforte o coração de toda a sua família. Estes são os pêsames de toda Diretoria e nação copalordense! -, divulgou em nota a Embaixada Copa Lord.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar