Biguaçu, Comunidade, Cultura, Florianópolis, Geral, Palhoça - 16 Abr 2019 19:59

MPF lança mapa interativo com dados das Terras Indígenas em SC

Na semana em que se celebra o Dia do Índio, plataforma dá acesso a informações sobre todos os povos indígenas do estado
Por: Direto da Redação TSF
 

A Procuradoria da República disponibilizou o acesso a uma plataforma interativa georeferenciada com informações sobre todas as reservas e terras indígenas demarcadas ou em processo de demarcação, localizadas em Santa Catarina. O mapa traz informações atualizadas que podem ser utilizadas para diversos fins, principalmente nas pesquisas escolares comuns nesta Semana do Índio. A ferramenta foi desenvolvida na mesma plataforma do Mapa Interativo das Comunidades Quilombolas, criado pela Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, e teve o apoio técnico daquela unidade do MPF.

O objetivo do mapa é dar acesso a toda sociedade, pela internet e em uma plataforma interativa de fácil operação, a informações sobre todas terras e reservas indígenas do estado, contendo dados sobre etnia, município, área, fase do processo de demarcação/aquisição, população, entre outros. Novos dados e informações poderão ser adicionados para cada área. Nessa primeira versão foram utilizados dados geográficos constantes do repositório da Fundação Nacional do Índio (Funai).

O MPF entende que o mapa contribuirá para um melhor entendimento sobre quem são os grupos indígenas de Santa Catarina e qual a situação atual de cada uma das áreas por eles ocupadas, servindo também como fonte de pesquisa para atividades tanto de estudantes indígenas quanto de não indígenas, auxiliando ainda no combate ao preconceito em relação aos povos indígenas do estado.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar