Esportes, Eventos, Florianópolis - 29 Jan 2019 16:32

Murilo Peres conquista título do Oi STU Qualifying Series na pista da Costeira

Campeão e vice-campeão homenageiam as vítimas de Brumadinho
Por: Direto da Redação TSF
 
Murilo Peres conquista título do Oi STU Qualifying Series na pista da Costeira Murilo Peres (Foto: Julio Detefon / divulgação)

A etapa Santa Catarina do Oi STU Qualifying Series de skate levou muita gente à pista da Costeira, em Florianópolis. A competição terminou no domingo (27), com transmissão ao vivo pelo Esporte Espetacular. A semifinal disputada no sábado (26) já foi uma previsão da performance do paulista Murilo Peres, que passou à final com a nota 9.2, superando a barreira dos 90 pontos pela primeira vez na carreira. No domingo (27), Murilo conseguiu um 9.0 e faturou o título da competição.

Além dele, que fez questão de disputar o evento com uma homenagem na camiseta às vítimas de Brumadinho, Vi Kakinho, que também se solidarizou, ficou com a segunda colocação e Augusto Akio completou o pódio.  Vinícius Kakinho, que representou os atletas locais, é filho do skatista Léo Kakinho, um dos precursores desse esporte no País e fundadores da Rio Tavares Mother Fucker, a cena do skate do Sul da Ilha que ganhou fama no mundo inteiro.

Visivelmente emocionado, Murilo Peres exaltou o valor do skateboard além da competição.

- Eu quero agradecer a todo mundo que faz parte da minha vida. Eu não seria quem eu sou, e não estaria onde eu estou, se não fosse por elas. São elas que me ensinam, incentivam e me colocam para cima. Eu tenho que ser a pessoa que mais acredito em mim. Eu já passei por uma fase em que eu era o cara que menos acreditava em mim -, disse Murilo que contou que buscou mais equilíbrio para a sua vida.

- Então procurei equilibrar todas as áreas da minha vida. Emocional, espiritual, parte física, para que eu buscasse tudo que eu sou capaz e o que eu quero. Porque se eu quero, eu posso, então eu vou correr atrás. A minha missão de vida é muito maior do que ganhar e perder, eu quero buscar um mundo melhor e quero espalhar isso com o meu skate. Porque o skate me ensinou a ser melhor. Então o skate tem muito a ensinar para todo mundo -, finalizou o campeão.

Podio geral (Foto: Tauana Sofia / divulgação)Podio geral (Foto: Tauana Sofia / divulgação)

Vi Kakinho, que ficou com o vice-campeonato agradeceu a força dos amigos durante o campeonato.

- É muita nostalgia e felicidade. É um mix de emoção. Os meus amigos me fizeram andar como eu andei. Isso aqui não tem rivalidade, é uma sessão entre os amigos. Só felicidade -, disse o atleta, que há 10 anos, ainda com 12, despontava como o sucessor de Pedro Barros. 

Pela primeira vez no pódio de uma etapa do Oi STU QS, Augusto Akio, vibrou por conquistar a terceira colocação na cidade onde começou a andar de skate.

- Foi muito massa. No ano passado aqui em Floripa eu não consegui nem me classificar para a semifinal. Não consegui me ajustar muito a pista. Esse ano veio a reforma, no início eu não gostei muito, porque foi difícil me adaptar, mas depois achei irado, porque precisei me puxar mais, me superar, para poder chegar junto dos caras. Aqui foi onde eu comecei a andar de skate, então estou feliz demais -, disse.

O ídolo Pedro Barros, hexacampeão mundial e ícone da Rio Tavares MF, ficou com a quarta colocação. Seguido por Hugo Montezuma, Pedro Quintas, Felipe Foguinho e Pedro Carvalho. Além do pódio masculino, também aconteceu a premiação feminina no domingo (27).

O Oi STU QS - Etapa Santa Catarina e todo o circuito ao longo de 2019 são disputados de acordo com os padrões técnicos estabelecidos pela World Skate, federação internacional da modalidade, já preparando os atletas brasileiros ao formato olímpico. Na fase Eliminatória, os homens competem em baterias de três voltas, com até 45 segundos por atleta, valendo a melhor volta. Já nas fases semifinal e final, homens e mulheres disputam em baterias de quatro voltas, de até 45 segundos, valendo os mesmos critérios.

Como o skate é muito mais do que um esporte, outros pilares da plataforma STU estarão também ativos durante todas as etapas. No STU Hangout, o palco STU Music recebe DJs e bandas da cena local, que irão sacudir os finais de tarde; a STU Gallery irá apresentar exposições de artistas. O artista convidado segue o conceito da plataforma STU de valorização das mais diversas manifestações regionais e garante ainda mais visibilidade à cena cultural e artística das cidades por onde o circuito passar. Já a STU Store disponibiliza ao público a venda de produtos oficiais da plataforma, além de uma linha exclusiva da etapa, com bonés, camisas e shapes desenhados pelo artista convidado.

Apresentado pela Oi, que assina o naming rights da etapa, além dos parceiros Layback Beer, Dropdead, Prefeitura de Florianópolis e Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Oi STU Qualifying Series - Etapa Santa Catarina é realizado em parceria com o Verão Espetacular, da TV Globo, que conta com os patrocínios do Bradesco, Motorola, Rexona e Decolar.com. A idealização e realização são da Rio de Negócios em parceria com a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e a Federação Catarinense de Skate.

Vi Kakinho  (Fopto: Julio Detefon / divulgação)Vi Kakinho (Fopto: Julio Detefon / divulgação)

Colocação:

1- Murilo Peres - 90.00
2- Vi Kakinho - 89.00
3- Augusto Akio - 87.00
4- Pedro Barros - 85.67
5- Hugo Montezuma - 83.67
6- Pedro Quintas - 82.00
7- Felipe Foguinho - 80.00
8- Pedro Carvalho - 78.67


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar