Após fazer história colocando Florianópolis na fase final do campeonato Brasileiro de xadrez, o estudante de Administração da Ufsc César Umetsubo, de 27 anos, perdeu na tarde de segunda-feira (16) sua primeira partida na disputa, q eu ocorre em João pessoa, na Paraíba. Após vencer os quatro primeiros jogos e despontar na liderança, entre os 12 melhores enxadristas do País, César sofreu sua primeira derrota na competição. Ele foi superado pelo atual campeão brasileiro, o paulista Krikor Mekhitarian, que agora lidera o torneio.
César permanece em segundo lugar na tabela, e nesta terça-feira (17) enfrenta o mineiro Evandro Amorim Barbosa, de 20 anos, que está em 4º lugar.
Florianópolis não colocava um atleta na fase final do principal campeonato do País desde os anos 70, com Adalcto Nóbrega.
A competição segue até o dia 21. Até lá, todos os 12 finalistas se enfrentam entre si. Quem conquistar mais pontos será o novo campeão Brasileiro da modalidade.
Estudante de Administração de Empresas, César Umetsubo tem o título de mestre Fide no xadrez. Natural de Jacareí, no interior de São Paulo, ele veio para Florianópolis em 2009.
César, à direita, na rodada de segunda-feira (16), diante de Krikor (Foto: reino de Caíssa/divulgação)
Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.