Florianópolis, Geral, Meio Ambiente, Saúde - 17 Jun 2019 00:20

No Dia do Meio Ambiente, Hospital da Ufsc distribuiu canecas reutilizáveis

Foram mais de 400 canecas somente na parte da manhã no primeiro dia de distribuição
Por: Direto da Redação TSF
 
No Dia do Meio Ambiente, Hospital da Ufsc distribuiu canecas reutilizáveis (Foto: divulgação)

No Hospital Universitário em Florianópolis, a Comissão de Gestão de Resíduos em Serviços de Saúde iniciou neste mês a distribuição de 2 mil canecas de fibra de coco com a meta de reduzir drasticamente a utilização de copos de plásticos. De acordo com a presidente da Comissão e chefe do Setor de Hotelaria Hospitalar do HU, Mara Sérgia Pacheco Honório Coelho, o resultado foi surpreendente, mesmo considerando o grande atrativo com as canecas.

- Foram mais de 400 canecas somente na parte da manhã no primeiro dia de distribuição. As pessoas estão fazendo fila, elogiando a iniciativa e falando para os colegas -, disse Mara Sérgia.

A distribuição das canecas começou no dia 5 e prossegue nos dias 6 e 7 de junho, no hall do hospital, durante os três turnos – matutino, vespertino e noturno para todos os trabalhadores do Regime Jurídico Único (RJU), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), além dos residentes. Para receber a caneca, o interessado deve apresentar crachá e assinar o protocolo.

Mara Sérgia explicou que, após a campanha, não serão mais distribuídos copos de plásticos para as áreas administrativas. As áreas assistenciais vão continuar recebendo estes copos, porém em número reduzido.

- As canecas têm um espaço para o trabalhador colocar o seu nome e devem ficar no local de trabalho para que possam ser usadas e reutilizadas permanentemente -, disse a chefe da comissão. Segundo ela, para se ter uma ideia do impacto, no ano passado foram utilizados 1,4 milhão de copos plásticos descartáveis, equivalente a um total de R$ 29 mil.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)

Ainda segundo dados divulgados pela comissão, um copo plástico chega a durar 200 anos no meio ambiente, sendo que são gastos de meio litro a três litros para a produção de uma única unidade deste produto. Além da campanha “copo zero, a Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, com os setores de Hotelaria Hospitalar, Infraestrutura e Suprimentos, estão desenvolvendo outras ações para preservação do meio ambiente, como ações de conscientização para segregação correta dos resíduos, uso racional de materiais, eficiência energética e redução do uso de água.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar