Cultura, Eventos, Florianópolis, Religião, Social - 29 Jan 2018 18:37

Cultura: atividades em Santo Antônio de Lisboa celebram dia de Navegantes

Semana tem Show Valdir Agostinho e convidados e cortejo no Centro Histórico
Por: Direto da Redação TSF
 

Na sexta (2), O País inteiro celebra o feriado de Navegantes. Em Florianópolis, o Centro Cultural Nau Catarineta preparou uma atração especial para celebrar a data, a partir das 20h30min, no teatro Bacchus Cavea, com o show do irreverente e performático Valdir Agostinho e seus convidados Neno Miranda e Caio Cezar. Antes disso, por volta 19h, sairá um cortejo da pracinha histórica Roldão da Rocha Pires, no coração de Santo Antônio de Lisboa, até o Nau Catarineta, que estará ambientado no clima da Festa dos Navegantes, a Senhora dos Mares. 

Mas a semana no Centro Cultural começa bem antes. Nesta terça (30) tem cinema. Serão exibidos os documentários “Martinho de Haro - A Cidade Reinventada” e “O Mundo Maravilhoso de Meyer Filho”, ambos dirigidos pelo cineasta Chico Pereira.

Na quarta (31), será apresentado o espetáculo “Boêmia”, com direção de Tatiana Cobbett, que traz a provocação sobre a importância da boemia enquanto componente na construção do fazer artístico longe dos holofotes e das grandes mídias. Arte essa, que por ser marginalizada, se torna potencialmente mais transformadora e contestadora da realidade posta, borrando fronteiras sobre o que é moral ou imoral assim como reconstruindo lugares socialmente impostos. Quando tudo isto se liga à narrativa feminina, temos o coquetel Molotov necessário para detonar as discussões sobre várias questões pertinentes aos dias atuais, como o conservadorismo crescente e o retrocesso em direitos a políticas públicas para as mulheres. No palco, Jana Gularte, Natália Livramento, Ubrother e Adia.

Na quinta (1º) é a vez do espetáculo “Poesia da Palavra”, com Morena Lopes, um Stand Up Poetry concebido em 2012 que já rodou o país em centros culturais, teatros e festivais. Nesta temporada especial de verão, o tema é “celebrar”. Nele, o público é convidado a interagir com a obra retirando as palavras ao acaso, desenhando a dramaturgia da performance e tornando cada noite única e inesquecível.

Depois da celebração do Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, dia 2, no sábado (3), a Cia Aérea apresenta “Cascaes – Memórias do Homem de Argila Crua”. O espetáculo, revela o universo mitológico do pesquisador artista, no qual vivem bruxas, boitatás e outros seres fantásticos. Na obra de Cascaes está presente também a cultura folclórica ilhoa, os costumes de sua época e seus gritos de protesto que queriam chamar atenção para as mudanças que prejudicam a natureza e favorecem o individualismo, dito por ele bruxólico.

No domingo (4), tem “Canções para um domingo de verão: Clara Mendes e João Amado”. Eles irão apresentar composições autorais em uma apresentação acústica intimista e descontraída, que celebra a beleza da amizade e a alegria de se poder cantar. Clara Mendes é musicista, compositora, graduada em Música (Universidade Regional de Blumenau). Integrante do Ozuê, grupo com o qual lançou CD homônimo, inspirado nas paisagens sonoras brasileiras (disponível em soundcloud.com/ozue).

A programação de verão do Nau Catarineta segue até 24 de fevereiro. Confira na fanpage do Centro Cultural: http://bit.ly/programaçãonaucatarineta .

Sobre o Nau Catarineta
O Centro Cultural Nau Catarineta, localizado no Centro Histórico de Santo Antônio de Lisboa, é composto pela tradicional Casa Açoriana - que conta com galeria de arte, o recém inaugurado Teatro Bacchus Cavea e Café da Nau. A direção do espaço, inaugurado em novembro de 2017, é da atriz e produtora Luiza Lorenz.

PROGRAMAÇÃO
30/01, às 20h30: TERÇA DE CINEMA (sessão com entrada gratuita)
- “Martinho de Haro - A Cidade Reinventada” (2008), direção Chico Pereira. 17 min. Documentário da Série Alma de Artista.
- “O Mundo Maravilhoso de Meyer Filho”, direção de Chico Pereira. 15 min.

31/01, às 20h30: QUARTA VISUAL
Espetáculo “Boêmia”, direção de Tatiana Cobbett

01/02, 20h30: QUINTA POÉTICA - Espetáculo “Poesia da Palavra”, com Morena Lopes.

02/02, às 20h30: SEXTA SONORA - Festa dos Navegantes no Nau Catarineta, com Valdir Agostinho e convidados.

03/02,20h30: SÁBADO CÊNICO - “Cascaes – Memórias do Homem de Argila Crua”, com Cia Aérea de Teatro

04/02, às 20h30: DOMINGUINHO - Canções para um domingo de verão: Clara Mendes e João Amado apresentam suas composições autorais em uma apresentação acústica intimista e descontraída, que celebra a beleza da amizade e a alegria de se poder cantar. *para todas as idades

Onde: Teatro Bacchus Cavea.
Entrada: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia). Ingressos: retirada uma hora antes do espetáculo.
Reservas pelo telefone 48 99697 8890.
Meia entrada é aplicada a moradores de Santo Antônio de Lisboa, classe artística, estudantes, professores, maiores de 60 anos e portadores de necessidades especiais.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar