Educação, Eleições, Florianópolis - 24 Nov 2016 17:13

Sábado (26) tem eleições para diretor nas escolas municipais em Floripa

São 105 unidades educativas municipais, mas apenas em 33 haverá disputa
Por: Direto da Redação TSF
 
Sábado (26) tem eleições para diretor nas escolas municipais em Floripa Mãe e filha indo votar nas eleições para diretores de escolas em 2013, na Herondina Medeiros Zeferino (Foto: FME/facebook/divulgação)

Uma parcela considerável da população de Florianópolis volta às urnas neste sábado (26). Desta vez, será para escolher os novos diretores das escolas municipais, creches e núcleos de educação infantil (NEIs). Assim como numa eleição habitual, a votação ocorre das 8h às 17h, envolvendo cerca de 42 mil votantes.

Em 2013, Tudo Sobre Floripa cobriu as eleições nas escolas

A rede é composta por 80 unidades de educação infantil e 36 escolas de ensino fundamental. Nessa eleição concorrem 143 candidatos. Para poder concorrer, todos participaram de um curso de gestão escolar promovido pela SME, com carga horária de 40 horas. O processo tem a coordenação geral da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Os eleitos terão mandato de três anos, com início em janeiro de 2017 e término em janeiro de 2020. Com voto secreto e facultativo, estarão aptos para irem às urnas servidores efetivos e substitutos, professores efetivos e substitutos, terceirizados e alunos do 5º ao 9º ano.

Das 105 unidades educativas que terão eleição, apenas em 33 haverá disputa, já que em 72 apenas um candidato se inscreveu. São 28 com dois candidatos e cinco unidades com três candidatos: Creche Bem-Te- Vi (Centro), Creche Lausimar Maria Laus (Rio Vermelho), Creche Maria Barreiros (Coloninha), Creche Mateus de Barros (Monte Cristo) e NEI Ingleses (Ingleses).

Não haverá eleição em 11 unidades. Sendo assim, os diretores serão indicados pela Prefeitura. Em 10 casos, não houve candidatos. Na Creche Sol Nascente, não haverá eleição por tratar-se de uma nova unidade da rede que funcionará a partir do ano que vem.

Na eleição de 2013, eleitores foram recebidos com cartaz gigante na Escola Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino, nos Ingleses. (Foto: FME/facebook/divulgação)Na eleição de 2013, eleitores foram recebidos com cartaz gigante na Escola Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino, nos Ingleses. (Foto: FME/facebook/divulgação)

Quem concorre
Podem concorrer servidores efetivos do quadro do magistério ou servidor efetivo do quadro civil, bem como auxiliar de sala e bibliotecário. O profissional deve ter atuado durante três anos letivos completos na rede municipal de ensino até a data da posse.

Deve também estar atuando, desde 31 de março de 2016, na unidade educativa em que se candidatou. Todo postulante ao cargo de diretor deverá ter concluído o curso de Gestão Escolar.

Quórum
Será considerado eleito aquele que obtiver o maior percentual de votos, aplicado individualmente a cada candidato. O quórum para validar o processo será de no mínimo 33% por segmento. Encerrado o pleito, as comissões eleitorais locais divulgarão os resultados das apurações.

Colégio eleitoral

Alunos (5º ao 9º ano)- 8.458
Profissionais da Educação (fundamental- 1.400 + infantil 3.000)- 4.400
Familiares (fundamental -15. 868 + infantil-13.355)- 29.223
Aptos a votarem (total): 42.081
Candidatos
Total: 143
Em 72 unidades: há um candidato
Em 28 unidades: há dois candidatos
Em cinco unidades: há três candidatos. Creche Bem-Te- Vi (Centro), Creche Lausimar Maria Laus (Rio Vermelho), Creche Maria Barreiros (Coloninha), Creche Mateus de Barros (Monte Cristo) e NEI Ingleses (Ingleses).

Escolas com maior número de estudantes
1 –Herondina Medeiros Zeferino (Ingleses) – 1.380 Alunos
2 –Batista Pereira (Alto Ribeirão) – 849 Alunos
3 –Brigadeiro Eduardo Gomes (Campeche) – 791 Alunos
4 –Luiz Cândido da Luz (Vargem do Bom Jesus) – 790 Alunos
5 –Osmar Cunha (Canasvieiras)- 740 Alunos
6 –Intendente Aricomedes da Silva (Cachoeira do Bom Jesus)  – 734 Alunos
7 - Albertina Madalena Dias (Vargem Grande) – 718 alunos


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar