Educação, Esportes, Tecnologia - 28 Jul 2013 13:55

No Rio de Janeiro, catarinenses lideram desafio de barcos a energia solar

Estudantes da UFSC tentam o pentacampeonato na categoria catamarã
Por: Róbinson Gambôa
 
No Rio de Janeiro, catarinenses lideram desafio de barcos a energia solar Barco da categoria monocasco, onde os catarinenses estreiam na competição, surpreendeu ao vencer primeira prova. (Foto: Flávio Crispim/divulgação)

Depois de vencer a competição por quatro anos consecutivos, a equipe Vento Sul UFSC está perto de conquistar o pentacampeonato na disputa do Desafio Solar Brasil, o campeonato brasileiro de barcos movidos a energia solar, que acontece desde quarta-feira 24) em Búzios, no Rio de Janeiro.

No sábado (27), os catarinenses confirmaram o favoritismo e venceram as provas de média distância na categoria catamarã, a mesma em que a equipe obteve quatro títulos nacionais nos últimos quatro anos. A surpresa, no entanto, foi a vitória da equipe Vento Sul também na categoria monocasco, com o barco Guarapuvu, onde os catarinenses fazem sua estreia neste ano.

Na categoria catamarã, onde os atletas da UFSC tentam o pentacampeonato, o barco catarinense permaneceu por quase toda a prova atrás da equipe Mangue, de São Paulo, mas acabou ultrapassando os líderes na última volta.

- Finalmente, o tempo aqui colaborou, sem chuva e com a maior parte do dia ensolarado. Os barcos tiveram o desempenho que esperávamos -, contou a estudante Gabreila Damaceno, que compõe a equipe auxiliando na assessoria de imprensa. Além dos quatro atletas que pilotam os barcos, outros 13 estudantes da UFSC viajaram como equipe de apoio.

A região dos lagos, em Búzios, onde acontecem as provas, se tornou uma referência na América Latina na sustentabilidade e consumo eficiente de energia. A competição é um rali de barcos movidos exclusivamente a energia solar. O objetivo da disputa é estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas e também divulgar o potencial dessas tecnologias aplicadas em embarcações de serviço, turismo e transporte de passageiros.

As provas seguem neste domingo, com as provas de longa distância.

barco verde=monocasco, nome: Guarapuvu
barco branco=catamarã, nome:Vento Sul

 


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar