Cultura, Florianópolis, Manezinhos pelo Mundo - 09 Mar 2018 11:27

Obra de artista de Floripa estampa camisetas em ação social na Índia

As peças com a arte de Thiago Valdi vestiram voluntários que ajudaram crianças em situações de risco no país asiático
Por: Direto da Redação TSF
 
Obra de artista de Floripa estampa camisetas em ação social na Índia Thiago Valdi ao lado da imagem que criou para estampar as camisetas (Foto: Divulgação)

Desde muito cedo, o artista manezinho Thiago Valdi esteve conectado com as ruas por meio da arte urbana. Hoje, a arte virou seu trabalho e ele possui inúmeras obras espalhadas em muros do mundo todo. Por estar perto das ruas, Valdi conheceu diversos grupos que se dedicam a ajudar pessoas e comunidades locais por meio de projetos sociais, como o “Cidades Invisíveis”. O projeto existe há seis anos e ajuda comunidades da Grande Florianópolis onde vivem pessoas que passam por alguma privação ou desigualdade social.

O projeto tem por objetivo transformar a vida de pessoas proporcionando ações diversas como atendimento médico, construção de moradias, doação de mantimentos, bem como acesso a educação e lazer com aulas de reforços escolares, computação, literatura, cinema e esporte.

A parceria com Valdi surgiu no final do ano passado com a ideia de criar desenhos para estampar camisetas que seriam confeccionadas e comercializadas como forma de angariar renda para o projeto.

- Achei uma ideia incrível. É uma forma de levar a arte para quem não tem acesso, além de poder apoiar o projeto ‘Cidades’ que transforma a vida das comunidades com suas ações -, explica Valdi.

A voluntária Mariana Serra vestindo a camiseta com a estampa de Valdi em ação na cidade de Gurgaon. (Foto: Divulgação)A voluntária Mariana Serra vestindo a camiseta com a estampa de Valdi em ação na cidade de Gurgaon. (Foto: Divulgação)

Além de serem vendidas, essas camisetas também vestiriam os voluntários da Volunteer Vacations, uma empresa do Rio de Janeiro que promove a viagem de pessoas que queiram impactar, por meio de ações, alguma região do mundo que se encontra em situação de risco.

- Já conhecíamos o trabalho incrível do Valdi e tivemos essa ideia das camisetas. A partir daí, juntamos a parceria com a Volunteer Vacations para vestir seus voluntários durante as ações fora do país. A última foi na cidade de Gurgaon, na Índia, onde 17 voluntários foram enviados para ajudar a Learning Center da Marble Comunit, que possui cerca de 500 pessoas -, explica o diretor do Cidades Invisíveis, Samuel Schmidt.

Na ação, 75 crianças de dois a 13 anos tiveram auxílio com a compra de material escolar, mantimentos para a escola por três meses, água e itens gerais de higiene. Além de vestir os voluntários na ação, o projeto Cidades Invisíveis ainda reverte 30% da renda da venda das camisetas para continuar impactando o projeto social.

- O Samuel me convidou para esta nova iniciativa em outras partes do mundo, por ser fã do projeto e admirar muito o trabalho deles, topei na hora. Depois fiquei ainda mais motivado pela ação ser na Índia, já que tenho uma relação muito especial com esse país. Lembrei das experiências que tive lá e criei um retrato de um rosto feminino da cultura Hindu, seus elementos gráficos, símbolos e cores. A ideia é inspirar a vida dessas pessoas pela arte, fico muito satisfeito de saber que posso contribuir com o bem estar do próximo, mesmo em comunidades do outro lado do mundo -, acrescenta Valdi.

Para adquirir as camisetas com as estampas das obras de Valdi e ainda conhecer o projeto, basta acessar o site www.projetocidadesinvisiveis.com.br.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar