Geral, Grande Floripa, Obras, Palhoça, Política - 07 Ago 2020 19:08

Obra de dragagem na Guarda do Embaú deve ser concuída em outubro

Deputado Federal Hélio Costa esteve no local para ver de perto os trabalhos
Por: Direto da Redação TSF
 
Obra de dragagem na Guarda do Embaú deve ser concuída em outubro (Foto: divulgação)

O deputado federal Hélio Costa visitou na sexta-feira (7) as obras emergenciais de dragagem da foz do Rio da Madre, na Praia da Guarda do Embaú, em Palhoça. No local, Hélio conversou com os moradores e técnicos sobre o andamento das atividades. Os trabalhos iniciaram no dia 23 de julho e o prazo final para a execução das melhorias termina no próximo 23 de outubro. O custo é de R$ 350 mil, com recursos da Prefeitura de Palhoça.

Em junho, o deputado intermediou junto à Superintendência do Patrimônio da União (SPU) a autorização para a obra. A portaria 13.401 foi remetida à Prefeitura de Palhoça que está executando a ação de desassoreamento da foz do rio.

- Está caminhando bem. Graças aos nossos esforços em Brasília, conseguimos a autorização junto à SPU/SC e a situação vai melhorar. Os moradores podem ficar tranquilos que a Guarda terá vida normal em breve, vamos confiar na solução técnica -, afirmou o deputado.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)

A portaria 13.401 de 2 de junho de 2020 informou que é preciso reparar os danos causados por evento climático para prevenir perdas humanas e materiais e promover a recuperação de margem do corpo hídrico para fixação de postes de distribuição de energia e acesso às casas, além da recomposição de duna afetada.

O fenômeno que acontece na Guarda do Embaú é natural, mas prejudica o cotidiano local em diversos fatores: pode alterar as ondas, tão apreciadas pelos surfistas; com a água represada, pode provocar alagamentos em terras ao longo do curso do rio; e pode prejudicar até a pesca.

A barra é reconhecida como muito importante para a pesca, já que é através dela que os peixes, camarões e siris entram no rio. Além disso, a sua recuperação faz a água estar sempre em movimento.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar