Florianópolis, Geral, Grande Floripa, Tempo - 09 Jan 2022 17:43

Onda de calor intenso deve atingir Grande Florianópolis até o fim de janeiro

Meteorologistas do mundo inteiro apontam que termômetros podem superar recordes na América do Sul
Por: Direto da Redação TSF
 
Onda de calor intenso deve atingir Grande Florianópolis até o fim de janeiro (Foto: divulgação)

Serviços de meteorologia de todo o mundo divulgaram neste domingo (9) a previsão de que uma onda de calor brutal deve atingir a região central da América do sul nos próximos dias. De acordo com Estael Sias, do site especializado MetSul.com, são esperadas marcas extremas de temperatura com recordes de máximas de décadas.

- Todos os modelos numéricos de previsão do tempo convergem em indicar um evento de calor com força incomum com valores de temperatura muitíssimo acima da climatologia normal do mês de janeiro com máximas que podem alcançar valores de 10ºC a 15ºC acima das médias históricas desta época do ano -, disse ela.

No melhor cenário, conforme as simulações feitas por supercomputadores, a onda de calor seria muito intensa. No pior, o evento de calor teria magnitude sem precedentes na história recente em várias localidades com temperatura jamais vista em décadas com quebra de vários recordes de temperatura máxima na região a partir de marcas próximas ou acima de 40ºC de forma generalizada e acima de 45ºC em alguns pontos.

Os dados, em geral, indicam que o pior do calor ocorrerá na Argentina e no Uruguai, onde os desvios em relação à climatologia histórica devem ser maiores e imensos. O Oeste será a primeira região a registrar as temperaturas mais extremas à medida que o aquecimento mais intenso vai se iniciar a partir do Norte e do Nordeste da Argentina.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar