Florianópolis, Geral, Trânsito - 02 Jun 2020 17:46

Ônibus só retornam em Floripa no dia 17 com pagamento só no cartão

Não haverá manuseio de dinheiro,conforme determinação da saúde
Por: Direto da Redação TSF
 

Com a liberação do transporte coletivo pelo Governo Estadual anunciada na segunda (1º), a Prefeitura de Florianópolis definiu a data para o retorno dos ônubus nas linhas municipais em 17 de junho. O prazo mais estendido se deve ao tempo que o consórcio Fênix vai precisar para se adequar às novas regras de utilização definidas pela equipe de saúde da Capital. O transporte funcionará em fase de testes de duas a três semanas para avaliar se a abertura afetou os dados de contágio e se é suportada pelo sistema de saúde.

Os ônibus vão circular apenas de segunda a sexta-feira nesta primeira fase e não poderão exceder a ocupação de 40% por veículo. Cartão estudante não será aceito, já que as aulas permanecem suspensas na cidade. Com isso, o município espera diminuir expressivamente a demanda pelo transporte coletivo e focar no serviço somente para quem realmente precisa para o trabalho ou emergências. Além da redução de procura pelo serviço, a Prefeitura, em conjunto com entidades do setor produtivo, dividiu a abertura e fechamento das empresas e entidades em 8 grupos para evitar que se tenha horários de pico.

Todos os ônibus estarão equipados com dispenser de álcool gel e não aceitarão pagamento em dinheiro dentro do veículo. O consórcio venderá cartões pré-pagos nos terminais e por telefone, com envio por delivery. Os veículos também passarão por sistema especial de higienização ao longo do dia. Para maior segurança dos passageiros, um sistema de QR-CODE será oferecido em cada ônibus para um check in voluntário. Isso ajudará o município, em caso de contaminado em determinada linha, avisar e monitorar todos que estiveram no mesmo veículo.

Durante os próximos dias, os trabalhadores do transporte coletivo passarão por treinamento e avaliação de saúde com testes. Eles terão medição de temperatura diária. Como o dinheiro não será aceito dentro dos ônibus, a Secretaria de Saúde recomendou às empresas que utilizem os cobradores para auxiliarem na fiscalização e auxílio na biosegurança dos passageiros. O uso de máscara será obrigatório dentro do ônibus, nos terminais e nos pontos de parada. Por isso, lanchonetes e alimentação nessas dependências não serão permitidas. Como todos os veículos possuem câmeras, a fiscalização da Prefeitura de Florianópolis será rigorosa na exigência da máscara e da ocupação adequada dos ônibus.

A definição para o retorno numa quarta-feira foi proposital. O município vai monitorar a operação na quarta, quinta e sexta-feira para durante o final de semana, que não haverá ônibus, avaliar os primeiros dias e trabalhar em possíveis correções na operação para a segunda-feira seguinte. Todos os ônibus que desembarcam ou embarcam em Florianópolis, mesmo os das linhas intermunicipais, deverão seguir as regras e os prazos definidos pela Prefeitura.

- Desde o dia 13 de março, quando fomos a primeira capital a iniciar o distanciamento social, começamos a construir uma planejamento de restrições e flexibilizações com regras claras. Com o controle do contágio em Florianópolis, a nossa prioridade agora é o transporte coletivo. Por isso vamos dar esse primeiro passo, com muita cautela e cuidado. E somente depois de duas a três semanas, quando conseguirmos avaliar o comportamento dessa nova flexibilização é que vamos analisar outras flexibilizações como o transporte no final de semana ou outras atividades. Nada de atropelo ou improvisação -, disse o prefeito Gean Loureiro.

Florianópolis possui, no acumulado, 781 pessoas que contraíram o novo Coronavírus. Dessas, 621 já estão recuperadas, 4 pessoas estão internadas em UTI e 7 morreram. A cidade não tem morte por COVID-19 há 29 dias.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar