Cultura, Entretenimento, Eventos, Florianópolis, Geral - 17 Mai 2017 05:54

Orquestra de Cordas da Ilha volta a tocar na Lagoa da Conceição nesta sexta (19)

Atração principal será o solista argentino Marcos Pablo Dalmacio
Por: Direto da Redação TSF
 
Orquestra de Cordas da Ilha volta a tocar na Lagoa da Conceição nesta sexta (19) (Foto: Divulgação)

A Lagoa da Conceição será o palco para a apresentação da Orquestra de Cordas da Ilha, com formação de quinteto e solistas, nesta sexta (19), às 20h, na Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição, com entrada gratuita. O solista da noite será o virtuose argentino Marcos Pablo Dalmacio, mestre em Música pela Udesc na área de musicologia, compositor e multi-instrumentista que combina virtuosismo, profundidade e sensibilidade em suas interpretações em diversos instrumentos: violão, violino, viola e à interpretação de música antiga com instrumentos de época.

O Concerto foi viabilizado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet de Incentivo a Cultura, com patrocínio do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, e apoio da Fundação Catarinense de Cultura. Com apresentações por toda Santa Catarina, a Orquestra de Cordas da Ilha vem atuando desde 2005 por meio de projetos que têm como objetivo contribuir com a educação musical incentivando o estudo da música erudita e a formação de novas plateias.

Nos concertos se abordam a riqueza da música orquestral e a importância dos instrumentos eruditos neste universo, contando com solistas convidados e propiciando, também, a atuação solo de seus próprios integrantes. Nas apresentações o público se depara com obras de grandes compositores da música mundial. Além da música, espectador toma conhecimento de informações sobre a vida e a obra dos compositores e suas contribuições para a história da música.

No programa do concerto a Orquestra de Cordas da Ilha apresentará músicas do barroco italiano e música latino americana, com importantes obras de compositores brasileiros: Alexandre Levy e Sant’Anna Gomes, do argentino Carlos Guastavino e dos italianos Tomaso Albinone e Pietro Locatelli.

A abertura do programa será uma interpretação do barroco italiano, a obra Sinfonia em Sol menor de Tomaso Albinone (1671-1751). A solista Talita Limas apresentará o Concerto em Dó menor para violino solo de Pietro Locatelli (1695-1764). As composições brasileiras serão Andante para Cordas de Alexandre Levy (1864-1892), seguida pela composição Saudade de Sant’Anna Gomes (1834-1908), obra com arranjo para cordas de seu irmão, nada menos que “Carlos Gomes”.

O programa será finalizado com o solista Marcos Pablo Dalmacio ao violão interpretando a obra Jeromita Linares, baseada em ritmos folclóricos argentinos do compositor Carlos Guastavino (1912-2000).


Músicos:
Ricardo Muller – violino
Marcos Pablo Dalmacio –Violino e Violão
Talita Limas: Violino
Ingridi Elias – Viola
Victor Hugo Ruiz Reggiardo – Violoncelo
Paulo Matos – Contrabaixo

Serviço:

O quê:  Orquestra de Cordas da Ilha
Quando:19/05/2017 , às 20h
Onde: Igreja Na.Sa. Imaculada Conceição -  R. Francisca Luiza Vieira, 26 – Lagoa da Conceição Florianópolis
Quanto: Entrada Franca


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar