Cultura, Eventos, Palhoça - 10 Abr 2018 12:00

Palhoça: aldeia Guarani promove Semana Cultural na escola indígena

Evento teve lançamento de campanha pela homologação da área indígena
Por: Direto da Redação TSF
 
Palhoça: aldeia Guarani promove Semana Cultural na escola indígena (Foto: Divulgação)

Começou na segunda-feira (9) a 13ª Semana Cultural da Escola Itaty, situada na Terra Indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça. A abertura do evento foi marcada pelo lançamento da campanha para homologação da área onde a comunidade está alojada há pelo menos 30 anos. A primeira atividade da Semana organizada pelo povo Mbya Guarani começou às 10h, na Escola Itaty, com a presença da procuradora da República Analúcia Hartmann, do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC).

- Os Guarani do Morro dos Cavalos estão há 10 anos esperando pela assinatura da Casa Civil da Presidência da República no processo final da demarcação, que é a homologação - , lembrou a procuradora da República. A portaria 771, que demarca a terra, foi publicada em abril de 2008 pelo ministro da Justiça no Diário Oficial da União.

De acordo com as lideranças indígenas que estão organizando o evento, este ano o tema vai retratar a realidade dos ataques sofridos pelos Mbya Guarani e a resistência pelo direito de serem um povo tradicional, “sobrevivendo no nosso território que vem sendo bombardeado desde 1500”.

Durante a semana de 9 a 14 de abrilestá sendo contada e mostrada a história pelos próprios Guarani, de ataques e de resistência. As atividades, para os indígenas, são um momento de muita reflexão e atividades culturais, e estão abertas para as escolas, universidades e para o público que quiser conhecer essa história.

Mesa principal durante a abertura do evento (Foto: Facebook / Divulgação)Mesa principal durante a abertura do evento (Foto: Facebook / Divulgação)

SERVIÇO
13ª Semana Cultural Mbya Guarani da Terra Morro dos Cavalos
De 9 a 14 de abril
Escola Itaty - BR-101, rodovia Mário Covas, 4620 - Enseada do Brito, Palhoça (SC)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar