Economia e Negócios, Palhoça, Polícia, Saúde - 12 Jul 2020 13:11

Palhoça aperta o cerco nos comércios para exigir cumprimento das medidas

Força tarefa reúne Secretaria de Saúde, SSP, GM, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica
Por: Direto da Redação TSF
 
Palhoça aperta o cerco nos comércios para exigir cumprimento das medidas (Foto: divulgação)

Em Palhoça, a Prefeitura e as forças de segurança tem atuado na fiscalização e monitoramento em diversos estabelecimentos comerciais na cidade para explicar aos empresários as medidas decretadas no controle da transmissão do novo coronavírus. O objetivo é garantir o cumprimento das regras de segurança, tais como distanciamento social, utilização de máscaras e disponibilização de álcool gel.

Desde o início da pandemia, a Vigilância Sanitária realiza monitoramentos semanais em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) do município, garantindo que todas as medidas de prevenção sejam adotadas no cuidado com os idosos.

Mais de mil estabelecimentos comerciais foram vistoriados em ações conjuntas, inclusive à noite e nos finais de semana, em supermercados, bares e restaurantes. Nas inspeções, foram verificadas denúncias e solicitadas algumas adequações à legislação vigente, como a organização do distanciamento, principalmente nas filas de espera. Outros estabelecimentos receberam auto de intimação por aglomeração e capacidade reduzida e foram orientados a fechar o espaço kids e não ofertar música ao vivo.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)

Segundo a Prefeitura, as ações são contínuas para confirmar as regularizações exigidas. Do total, cinco estabelecimentos foram interditados para sanitização e quatro por não atenderem às condições para funcionamento. Além disso, três processos administrativos foram abertos e dezenas de autuações lavradas.

Rodrigo Legat, superintendente da Vigilância Sanitária de Palhoça, esclarece que a intenção das fiscalizações não é a penalização, que ocorre apenas no flagrante descumprimento das regras, e não com toda atividade econômica.

- O objetivo é garantir que as medidas de segurança sejam adotadas de forma contínua, e que não sejam realizadas atividades que impliquem em aglomeração e no consequente aumento do risco de transmissão da doença -, conclui.

Além disso, as equipes de Vigilância Sanitária e Epidemiológica realizam busca ativa para notificação e isolamento compulsório de casos positivos ou suspeitos de Covid-19.

Os municípios de São José, Palhoça e Biguaçu têm atuado de forma conjunta no combate à pandemia de Covid-19, baseados em informações técnicas de epidemiologistas e dados das Secretarias Municipais de Saúde. A preocupação é simultânea entre a disseminação do vírus e a realidade econômica dos três municípios, que contam muitos profissionais liberais e economia informal, onde normalmente não há reservas para crise.

O prefeito Camilo Martins explica que a preocupação com a pandemia é de todos.

- O diálogo entre os prefeitos busca restringir para proteger, de forma ordenada, dentro das particularidades de cada município. Estamos abertos para discutir soluções para a região, respeitando a autonomia de cada cidade -, concluiu.

Guarda de Trânsito
Denúncias e fiscalizações de praias, praças e parques lotados também são frequentes, em especial Praça 7 de Setembro, Parque do Aririú, Parque da Barra e Lago da Pedra Branca. A Guarda de Trânsito realiza, pelo menos, cinco intervenções diárias de orientação à população sobre distanciamento social e uso de máscaras. Com o retorno do movimento intenso nas vias públicas, a Guarda de Trânsito teve que priorizar no controle do trânsito e, no momento, nas fiscalizações do transporte público. Em média, seis coletivos são abordados por dia.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar