Geral, Palhoça, Tecnologia - 07 Abr 2021 10:19

Palhoça oferece atividades em formato online para a turma da melhor idade

Aulas de ginástica da FMEC e atividades do Programa da Maturidade, da FMP seguem sendo ofertados, em sistema virtual
Por: Direto da Redação TSF
 
Palhoça oferece atividades em formato online para a turma da melhor idade Foto:divulgação)

Em tempos de pandemia provocada por um vírus perigoso e altamente contagioso, as pessoas que fazem parte dos grupos de risco precisam equilibrar o cotidiano entre a “precaução” e a “ocupação”: como ocupar o tempo sem colocar a saúde em risco? Pensando no bem-estar da turma de melhor idade, a Prefeitura de Palhoça tem oferecido atividades em formato virtual para os palhocenses com idade acima de 60 anos – lembrando que os idosos estão entre as pessoas consideradas como grupo de risco diante da Covid-19.

Um dos destaques da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP), como projeto de responsabilidade social, o Programa da Maturidade atende cidadãos a partir de 50 anos residentes no município, promovendo a inclusão social e oferecendo maior qualidade de vida às pessoas da terceira idade. O programa atualmente tem atendido cerca de 80 idosos da região, oferecendo atividades lúdicas, físicas, artísticas, culturais e funcionais.

Cada vez mais as ações vêm sendo vinculadas à pesquisa e à extensão, como a construção de acervo sobre as memórias das experiências dos alunos, concebidas e sistematizadas como patrimônio imaterial regional. Atualmente, devido à pandemia, a FMP se organizou e se reinventou para manter a programação de atividades para os idosos. Assim, a turma da maturidade continua assistindo às aulas e fazendo as suas atividades no formato online.

Na Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC), a turma da melhor idade também continua sendo assistida durante a pandemia, com a manutenção das aulas de ginástica, em formato digital. A atividade física é uma das receitas para manter a imunidade em níveis elevados, auxiliando o organismo a combater o coronavírus, em caso de contágio. Além disso, é uma atividade divertida, que o pessoal da maturidade costuma elogiar.

- O programa de ginástica tem como público-alvo alunos com mais de 60 anos, que não estão liberados, neste momento, para fazer aula presencial -, explica o professor Ricardo Vasques.

O projeto contempla 400 alunos, em sete núcleos, orientados por três professores. No início da pandemia, com o rigor das medidas de quarentena, o professor produziu uma série de aulas, gravou e postou no YouTube, para que os alunos pudessem acompanhar pela internet e seguir se exercitando. As aulas estão sendo repostadas agora nos grupos de WhatsApp mantidos pelas turmas do professor Ricardo.

- Eu tenho muitas visualizações. Só uma das minhas aulas tem mais de 500 visualizações, e eu só postei isso para os grupos, ou seja, o pessoal está fazendo. E essa reportagem está dando resultado, os alunos estão comentando que fizeram as aulas -, comemora Ricardo.

Para o presidente da FMEC, José Virgílio Júnior (Secco), a atividade física e a saúde mental são essenciais neste momento.

- Se o nosso idoso ficar em casa sem fazer nada, aí mesmo é que ele vai ficar doente ou depressivo. Por isso, nós mantivemos as aulas no formato online e recomendamos, sempre que possível e em ambiente controlado, a atividade física, um banho de sol e manter a mente ocupada e ativa -, recomenda Secco.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar