Geral, Palhoça, Religião, Turismo - 12 Mai 2020 21:36

Palhoça: Paróquia da Enseada de Brito comemora 270 anos nesta quarta (13)

Festividades seguem durante o ano com várias atividades
Por: Direto da Redação TSF
 
Palhoça: Paróquia da Enseada de Brito comemora 270 anos nesta quarta (13) (Foto|: divulgação)

Em Palhoça, as comemorações dos 270 anos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Enseada de Brito, contam com uma programação com uma série de ações para o desenvolvimento da evangelização e da pastoral. Também fazem parte da programação, eventos culturais e jornada de evangelização nos próximos meses, além do lançamento de um selo que servirá para marcar nacionalmente a data.

A Enseada, um dos lugares mais antigos de Santa Catarina, tomou o nome de seu fundador, o paulista Domingos de Brito Peixoto, que vindo de Santos, ali se estabeleceu em 1652. Já em 13 de maio de 1750, foi elevada à categoria de Igreja Paroquial, por Alvará Régio do Direito do Padroado de Dom João V, Rei de Portugal. Depois da Paróquia Nossa Senhora do Desterro (Catedral Metropolitana), é a mais antiga paróquia da Arquidiocese de Florianópolis e a terceira mais antiga de SC.

A programação para comemorar os 270 anos inclui a Santa Missa Solene dos 270 anos, presidida pelo pároco Sérgio Luís Pedrotti, na quarta (13), às 19h30min, sendo transmitida pelas redes sociais da paróquia, tendo em vista a pandemia do COVID-19.

Lançamento do selo comemorativo

No mesmo dia, será lançado o selo que visa marcar a data. A arte do selo foi criada por José Valmeci de Souza (Atta) e procura expressar os 270 anos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de maneira simples e atual. Um rosário em forma de coração, juntamente com o desenho da igreja, simboliza a Paróquia. O mar ao fundo, além de representar o aspecto geográfico desta paróquia litorânea e pesqueira, nos aponta o horizonte para onde todos nós direcionamos nosso caminhar, rumo ao Cristo Rei, simbolizado pelo sol nascente que anuncia a chegada de um novo dia.

Com este selo, a paróquia quer marcar um novo tempo de evangelização permanente e renovação espiritual, atualizando as ações pastorais e dinamizando a estrutura paroquial para torna-la mais ágil no atendimento aos fiéis, em sua grande maioria, advindos de outras cidades e da região da grande Florianópolis.

Celebrar o passado de olho no futuro
A partir de 2020, estão sendo formadas novas equipes de pastoral. Foi também remodelado o trabalho da Ação Social Paroquial, com ampliação dos serviços e atendimentos. Os Grupos Bíblicos em Família foram ampliados para dar maior participação ao estudo das Sagradas Escrituras.

Entre as novas pastorais destacam-se a Familiar, a Vocacional, e a Pastoral do Batismo. Também estão sendo realizadas formações sobre a Pastoral do Dízimo, com novos métodos, considerando o ambiente urbano, característica da comunidade paroquial. Também a Pastoral de Coroinhas está sendo desenvolvida, juntamente com os diversos outros grupos, movimentos e serviços de todas as comunidades, dando destaque também a formação dos Conselhos de Pastoral.

(Foto|: divulgação)(Foto|: divulgação)

SERVIÇO
O QUE: Comemoração dos 270 anos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e lançamento de selo em comemoração à data
QUANDO: quinta(13),e durante todo o ano
ONDE: Enseada de Brito, em Palhoça


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar