Comunidade, Geral, Grande Floripa, Meio Ambiente, Obras - 21 Mai 2020 18:59

Paulo Lopes ganha poços artesianos para reforçar abastecimento de água

Perfurados em abril,poços aguardam análises da qualidade da água para que entrar em operação
Por: Direto da Redação TSF
 
Paulo Lopes ganha poços artesianos para reforçar abastecimento de água (Foto: divulgação)

Com uma captação de água reduzida em praticamente 70% devido ao impacto da estiagem na Cachoeira Morro Agudo, principal manancial do município, Paulo Lopes, na fronteira Sul da Grande Florianópolis, está recebendo investimentos no seu sistema de abastecimento. Dois poços foram perfurados em abril e aguardam análises da qualidade da água para que entrar em operação.

Um dos poços, localizado na região do Morro Agudo, chegou à profundidade de 84 metros em rocha, e apresentou uma excelente vazão. Com capacidade de fornecer 30 mil litros por hora, chega a indicar uma alternativa de captação superior à Cachoeira Morro Agudo que, em períodos de estiagem, fica bastante prejudicada.

Um segundo poço, localizado no Bairro Bom Retiro, apresentou vazão bem menor, de apenas 3 mil litros por hora, mas ainda assim pode representar um reforço ao sistema de abastecimento.

O investimento em captação subterrânea de águas é superior a R$ 100 mil somente na perfuração dos poços.

- Em função dessa estiagem prolongada, que está comprometendo os mananciais superficiais, estamos intensificando várias ações e projetos relacionados à perfuração e manutenção de poços em todo Estado, uma alternativa importante para garantir o abastecimento da população -, explica o geólogo Ramon Vitto, da Gerência de Políticas Operacionais (GPO).

Em Paulo Lopes, a CASAN já possui poços de exploração mais rasa em terrenos arenosos (como o do Bairro Areias e na Sorocaba). Entretanto, devido ao crescimento da demanda e à redução de vazão destes sistemas, a decisão é investir em explorações em rocha, que exigiram estudos mais detalhados da geologia local.

A expectativa é de que em junho a Companhia tenha os laudos de análise físico-química e bacteriológica da água, para poder utilizar esse recurso.

Novas redes
Em uma parceria com a Prefeitura, a CASAN está também instalando novas redes de distribuição na região central. Com o auxílio de equipamentos pesados do poder público municipal, as tubulações estão sendo instaladas nos dois lados das ruas Florianópolis e Santa Catarina, em paralelo às obras de drenagem e pavimentação. As redes nos dois lados facilitam a manutenção e geram menos transtornos quando é preciso realizar algum trabalho, como o conserto de tubulações rompidas.

- Com esse trabalho conjunto conseguimos agilizar e trazer mais benefícios aos moradores -, conta o chefe da Agência de Paulo Lopes, Lucas Pereira. O Centro e o Bairro Santa Rita serão os primeiros beneficiados com a nova rede e, futuramente, também os moradores do Sorocaba.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar