Agricultura, Florianópolis, Geral, Trabalho - 10 Mar 2017 12:54

Período de pesca da tainha terá acréscimo de 15 dias em Santa Catarina

No ano passado, os 15 dias parados representaram um grande prejuízo para os pescadores
Por: Direto da Redação TSF
 
Período de pesca da tainha terá acréscimo de 15 dias em Santa Catarina Temporada da tainha nas praias da Capital (Foto: William Nunes / PMF / Divulgação)

A temporada de pesca artesanal da tainha vai começar este ano 15 dias mais cedo em Santa Catarina. A liberação do defeso - que no ano passado foi de 15 de maio a 31 de junho - começa já a partir do dia 1º de maio.

O período extra de atividade para os pescadores artesanais foi comemorado pelos trabalhadores da pesca. O atual secretario de estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro, encampou a ideia e promoveu uma série de reuniões na Assembleia Legislativa até chegar ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Borges Maggi. No dia 9 de janeiro deste ano, o parlamentares e o sindicato foram até Itajai, onde um encontro com o ministro definiu a liberação.

Segundo o presidente da Sindipesca, Santa Catarina tem o maior polo pesqueiro do Brasil e o setor de pesca industrial emprega mais de 60 mil pessoas.

- No ano passado, os 15 dias parados representaram um grande prejuízo para os pescadores -, disse Gilberto, que agradeceu os deputados pelo apoio a causa.

Com a chegada do frio, as tainhas começam a chegar. No ano passado, na praia do Farol de Santa Marta em Laguna em um único dia foram capturadas cerca de 40 toneladas de peixes em um só lance. A expectativa sete ano é de capturar mais de 2 mil toneladas de peixe até o fim da safra.

- Esperamos que esta safra seja a melhor dos últimos 10 anos no estado, com um resultado superior da pesca em relação a anos anteriores -, disse deputado Vampiro.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar