Comunidade, Florianópolis, Geral, Meio Ambiente, Obras, Saúde - 16 Mai 2017 09:34

Pátio do Posto de Saúde da Agronômica ganha horta comunitária

Agentes comunitários tiveram a iniciativa no pátio interno da unidade
Por: Direto da Redação TSF
 
Pátio do Posto de Saúde da Agronômica ganha horta comunitária Horta comunitária situada no pátio do posto de saúde da Agronômica (Foto: Miriam Zomer / Divulgação)

Onde antes só havia pedra brita, agora se destacam canteiros repletos de chás e temperos que mudaram a aparência do pátio frontal do posto de saúde do bairro Agronômica, em Florianópolis. Tem boldo, menta, hortelã, malva, manjericão, cidreira, alecrim, entre outros.

- Nós cuidamos da horta e o pessoal do posto também ajuda -, informou a agente comunitária Débora Trupel, que faz uso rotineiro dos chás e temperos cultivados na horta.

- O espaço urbano também pode ser utilizado para o cultivo de hortaliças, frutas, chás e temperos. Não indicamos o consumo dos chás do ponto de vista do receituário médico, mas informalmente”, ”, explicou Francisca Daussy, coordenadora de promoção de saúde da prefeitura da Capital, que enfatizou os efeitos terapêuticos dos vegetais cultivados no posto.

Já para a voluntária Araci Loh de Souza, o uso dos chás não requer receita médica.

- O boldo é bom para curar ressaca, a hortelã e a menta para dor de barriga, a cidreira é um calmante natural e a malva que temos aqui é muito boa para infecções na garganta, dor de dente e cistite -, revelou Araci, que não abre mão dos ditos remédios caseiros.

Parceria com a Comcap
O programa de hortas comunitárias vem crescendo na Capital. Em 2016 eram 35 e em 2017 foram implantadas mais 15, sempre utilizando espaços subaproveitados de escolas, creches e postos de saúde.

O composto orgânico usado nas hortas é fornecido pela Comcap -, declarou Zenildo Custódio da Silva, assessor técnico da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), acrescentando que no caso da horta da Agronômica foram necessários 2,5 m³ de composto.

- De quatro em quatro meses a Comcap renova a camada orgânica dos canteiros -, explicou Zenildo.

Por Vitor Santos - Agência AL


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar