A Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, região da Grande Florianópolis, vai receber o Selo Internacional da Bandeira Azul - símbolo de garantia de qualidade de uma praia ou marina. O selo é dado anualmente aos locais que cumprem uma série de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar e infraestrutura.
O local entra na fase experimental do projeto e será avaliado por dois anos. A certificação estava prevista para quinta-feira (5), na praia de Palmas, mas a chuva atrapalhou os planos. Agora a prefeitura espera marcar uma nova data para o evento, onde o município recebe uma placa de implantação do Projeto Verde.
Para ganhar a bandeira, a praia tem que cumprir várias exigências que serão avaliados por um júri composto pelo Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo, Secretaria de Patrimônio da União e ONGs. Depois, toda a documentação é enviada a um júri internacional, que decide ou não sobre a concessão do certificado.
A praia de Jurerê Internacional foi a primeira da América do Sul a receber o selo, em 2009, mas dois anos depois o perdeu permanentemente. O cancelamento foi decidido depois de verificado o não-cumprimento, por três vezes seguida, de critérios estabelecidos para a certificação.
Sobre a Bandeira Azul
A bandeira azul é dada anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) a praias e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade. Ela começou a ser atribuída em 1987, no Ano Europeu do Ambiente com o apoio da União Europeia. Portugal é um dos países que ostenta mais bandeiras azuis em todo o mundo, resultado do investimento realizado pelo governo e autarquias na manutenção e melhoria das condições das praias.
Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.