Grande Floripa, Meio Ambiente, Turismo, Verão - 05 Dez 2013 17:33

Praia de Palmas, na Grande Floripa, recebe selo internacional de qualidade

O local entra na fase experimental do projeto e será avaliada por dois anos
Por: Marina Fiamoncini
 
Praia de Palmas, na Grande Floripa, recebe selo internacional de qualidade Para ganhar a bandeira a praia tem que cumprir várias exigências (Foto: Divulgação)

A Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, região da Grande Florianópolis, vai receber o Selo Internacional da Bandeira Azul - símbolo de garantia de qualidade de uma praia ou marina. O selo é dado anualmente aos locais que cumprem uma série de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar e infraestrutura.

O local entra na fase experimental do projeto e será avaliado por dois anos. A certificação estava prevista para quinta-feira (5), na praia de Palmas, mas a chuva atrapalhou os planos. Agora a prefeitura espera marcar uma nova data para o evento, onde o município recebe uma placa de implantação do Projeto Verde.

Para ganhar a bandeira, a praia tem que cumprir várias exigências que serão avaliados por um júri composto pelo Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo, Secretaria de Patrimônio da União e ONGs. Depois, toda a documentação é enviada a um júri internacional, que decide ou não sobre a concessão do certificado.

A praia de Jurerê Internacional foi a primeira da América do Sul a receber o selo, em 2009, mas dois anos depois o perdeu permanentemente. O cancelamento foi decidido depois de verificado o não-cumprimento, por três vezes seguida, de critérios estabelecidos para a certificação.

Sobre a Bandeira Azul

A bandeira azul é dada anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) a praias e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade. Ela começou a ser atribuída em 1987, no Ano Europeu do Ambiente com o apoio da União Europeia. Portugal é um dos países que ostenta mais bandeiras azuis em todo o mundo, resultado do investimento realizado pelo governo e autarquias na manutenção e melhoria das condições das praias.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar