Biguaçu, Florianópolis, Geral, Grande Floripa, Palhoça, Política, São José - 25 Mai 2020 18:22

Queda na arrecadação preocupa prefeitos em tele-reunião da Granfpolis

Prefeitos de São João Batista, Rancho Queimado e Biguaçu calculam alta do desemprego na cidade
Por: Direto da Redação TSF
 
Queda na arrecadação preocupa prefeitos em tele-reunião da Granfpolis Reunião da Granfpolis em teleconferência (Foto: divulgação)

A questão do auxílio financeiro do governo federal a estados e municípios foi destaque na Assembleia da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis realizada por videoconferência na semana passada.

Os prefeitos participantes da Assembleia coordenada pelo presidente da GRANFPOLIS Edésio Justen, prefeito de Santo Amaro da Imperatriz, manifestaram a grande preocupação com a queda na arrecadação em seus municípios em razão da pandemia pelo novo coronavírus.

Os gestores têm tomado diversas medidas para reduzir o custo da máquina administrativa sem afetar o trabalho no combate a pandemia. No entanto, manifestam, é necessário socorro financeiro urgente.

Cleci Veronezi, prefeita de Rancho Queimado, município de cerca de 3 mil habitantes, registra queda na arrecadação de quase 50%. São João Batista, Capital Catarinense do Calçado, com mais de 37,4 mil habitantes, registra mais de 2,5 mil desempregados somente no setor calçadista, e queda na arrecadação geral em torno de 30%, segundo o prefeito Daniel Candido Netto. O prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger, município de mais de 68 mil habitantes, cita que em abril queda de arrecadação chegou a 20%.

Os prefeitos aguardam a sanção do projeto de auxílio financeiro a estados e municípios, prometida pelo presidente Jair Bolsonaro para os próximos dias. Do total de R$ 60 bilhões para enfrentamento da crise do coronavírus, cerca de R$ 23 bilhões serão destinados aos municípios brasileiros.

Assim que o projeto for sancionado as assessorias da GRANFPOLIS vão analisar e buscar as informações sobre os repasses para orientação aos gestores. Prefeitos, vices, presidentes de Câmaras, aproveitaram a videoconferência para troca de experiências sobre as dificuldades e acertos no enfrentamento a pandemia provocada pela COVID-19.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar