Biguaçu, Florianópolis, Geral, Grande Floripa, Palhoça, São José - 06 Out 2017 18:32

Prefeitos terão nova reunião para discutir propostas à Lei da Região Metropolitana

Solicitação foi feita pelos quatro maiores municípios da Região
Por: Direto da Redação TSF
 

Na reunião ocorida nesta sexta (06), entre os prefeitos da Grande Florianópolis com os dirigentes da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf), os prefeitos dos quatro maiores municípios - Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu – solicitaram um novo encontro para discutir as propostas ao texto legislativo alternativo ao Projeto de Lei que modifica a Lei da Região Metropolitana. Ficou agendada para o dia 17, às 9h, na GRANFPOLIS, a nova reunião que, segundo os Prefeitos, é necessária para finalizar pequenos ajustes.

O Prefeito de Palhoça, Camilo Martins, que também representou a Prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, disse que é necessário maior análise de questões pontuais para finalizar a proposta a ser encaminha à Suderf e, posteriormente, à Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Florianópolis foi representada pelo vice-prefeito João Batista Nunes, que defendeu a importância de nova reunião para garantir a legitimidade aos aspectos técnicos das propostas.

- Esta Lei vai tratar da vida dos 22 Municípios. Com prudência nesta reta final vamos avançar e garantir segurança aos grandes Municípios, respeitando os menores -, disse.

Ramon Wollinger, Prefeito de Biguaçu, elogiou o trabalho da equipe técnica da GRANFPOLIS e reforçou as palavras dos Prefeitos que o antecederam.

- Acompanhei todo o processo deste projeto. Temos interesse na aprovação, mas temos alguns pontos que precisamos alinhar -, ressaltou.

Ernei José Stahelin, prefeito de São Pedro de Alcântara, falou em nome dos demais municípios e não se opôs a uma nova reunião para fechar a proposta. No entanto, defendeu celeridade no processo para que a Região Metropolitana da Grande Florianópolis se efetive.

O Coordenador do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento Sustentável da Grande Florianópolis, Jaime Zilioto, se disse surpreso quanto a rapidez do trabalho e pelos resultados até agora alcançados com o envolvimento dos 22 Municípios. Para ele, é necessário este consenso o mais rápido possível. Por estarmos no trimestre final do ano Zilioto defendeu que é preciso decidir de uma vez por todas e garantir que o Governo do Estado, por intermédio da Suderf, possa efetivar obras.

Cássio Taniguchi, Superintendente da Suderf, também elogiou a equipe técnica da GRANFPOLIS. Para ele, a proposta está muito bem estruturada e restam apenas alguns pontos a serem discutidos.

- É importante buscarmos o entendimento entre os Municípios e entendermos que existe conurbação entre eles. No entanto, entendo que devemos concentrar os esforços no núcleo central, ou seja, nos nove municípios, dentro do conceito de Região Metropolitana -, finalizou.

O Presidente da Associação dos Municípios, Juliano Duarte Campos, prefeito de Governador Celso Ramos, esclareceu que a agenda foi aprovada pelos Prefeitos em reunião no último dia 20, no Gabinete do Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, e reafirmada no dia 2, na sede da GRANFPOLIS.

Para finalizar Juliano defendeu:

- Precisamos resolver importantes questões que envolvem a Grande Florianópolis e não podemos esquecer que os grandes Municípios já foram pequenos e de que os pequenos contribuem para este crescimento -, disse.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar