Cultura, Florianópolis, Geral, Manezinhos pelo Mundo - 15 Jun 2013 09:06

Professor do Rio Vermelho, pianista leva o Prêmio Palmares 2012

Pesquisa sobre a influência feminina no samba venceu disputa nacional
Por: Róbinson Gambôa
 
Professor do Rio Vermelho, pianista leva o Prêmio Palmares 2012 Segundo a pesquisa, o primeiro samba foi gravado em 1917, mas só na década de 70 as mulheres começaram a ser apresentadas. (Divulgação)

O professor de música e pianista Rodrigo Cantos Savelli Gomes, da Escola Básica Municipal Antônio Paschoal Apóstolo, do bairro Rio Vermelho, foi o vencedor do Prêmio Palmares 2012, o 2° Concurso Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira. Rodrigo concorreu com sua dissertação de mestrado na Udesc, com o título: “Samba no Feminino: transformações das relações de gênero no samba carioca nas três primeiras décadas do século 20”. A premiação foi divulgada nesta semana.

O estudo premiado fez um apanhado sobre o samba na cidade do Rio de Janeiro, antes de tornar símbolo nacional do ritmo. Rodrigo aborda a participação feminina para a construção desta manifestação cultural e as influências africanas no desenvolvimento do samba como gênero musical. Seu estudo mostra que a participação das mulheres no samba ultrapassou o limite da cozinha e entrou ao terreno musical.

- As mulheres fizeram mais do que contribuir, elas construíram o samba carioca, salienta.

Segundo a pesquisa, o primeiro samba foi gravado em 1917, mas só na década de 70 as mulheres começaram a ser apresentadas, e a partir daí elas se tornaram cantoras, instrumentistas, compositoras e importantes agentes transformadoras do ritmo.

Os vencedores recebem valores em dinheiro e têm a possibilidade de ter seus estudos publicados. A dissertação de Rodrigo ficou na primeira colocação na região sul e recebeu a quantia de R$ 8 mil.

- É um reconhecimento do meu trabalho, um indicativo de que as escolhas estão corretas e um incentivo a seguir a linha de pesquisa, disse.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar