Cultura, Educação, Florianópolis, Manezinhos pelo Mundo - 23 Fev 2018 19:36

Professora artista plástica espalha suas obras pelas escolas de Floripa

Ana Lúcia Adriano diz que, por meio da arte, a criança solta a imaginação
Por: Direto da Redação TSF
 
Professora artista plástica espalha suas obras pelas escolas de Floripa (Foto: Divulgação)

Formada em Pedagogia, a professora Ana Lúcia Adriano trabalha desde 2015 na rede municipal de Eucação, em Florianópolis. Além de educadotra, ela também é considerada uma pintora de mão cheia. Suas primeiras pinceladas foram em 2006, e desde então a pintura se tornou um segundo trabalho, apesar de sempre ter sido um hobby.

No ateliê de sua amiga Liliane, no bairro Santo Antônio de Lisboa, no Norte da Ilha, Ana Lucia aprendeu as técnicas com tintas acrílicas pintando madeira. Ela conheceu Liliane na época em que fazia mosaicos de azulejos. A amiga encomendou um, com o tema do boi de mamão. Assim, iniciou-se uma amizade entre as duas, e o interesse da professora pela pintura.

Ana Lúcia comprou MDF, tintas e pincéis e começou uma produção.

- A partir daí, comecei a receber muitas as encomendas -, relembra a professora.

Segundo ela, até agora fez mais de 200 peças recortadas em vários tamanhos, além de ter pintado muitos banquinhos.

(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)

- No momento tenho umas peças no casarão da associação do bairro de Sambaqui -, disse.  A professora pinta em casa, na Barra do Sambaqui, normalmente à noite e nos finais de semana.

Ana Lúcia presenteia as unidades da rede municipal de ensino por onde passa com um pouco do seu talento. No Núcleo de Educação Infantil Municipal Judite Fernandes de Lima, no bairro João Paulo, ela produziu peças recortadas em MDF pintadas com tinta acrílica, que estão colocadas nas entradas das salas. No núcleo Raul Francisco Lisboa, em Santo Antônio de Lisboa, a pintura foi em papel pardo com tinta guache.

Já no núcleo São João Batista, no Rio Vermelho, a professora pintou diretamente na parede, com tinta acrílica para tela. Em todos os casos, o tema da pintura foi o boi de mamão. Dona Maricota, a bernúncia e o próprio boi são personagens que enfeitam as unidades. Segundo Ana Lúcia, desde pequena ela é apaixonada por folclore e decidiu pintar sobre o tema porque as crianças também adoram.

Apesar de o boi de mamão ser o tema central da maioria de suas obras, ela já pintou de flores à Frida Kahlo e conta que quando pedem outro tema, ela o faz.

- Quero pintar também umas rendeiras, pescadores e bruxas -, afirma a professora.

Este ano, ela está lotada no núcleo Maria Salomé dos Santos, no Sambaqui. Segundo ela, se a direção concordar, ela pretende presentear mais essa unidade com suas obras.

- A arte ajuda na educação infantil. Através dela, a criança solta a imaginação e expressa seus sentimentos. Os meus planejamentos pedagógicos sempre estão ligados às artes -, finaliza a professora Ana Lúcia.

De acordo com o secretário de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira, o ensino da arte nas escolas ajuda no desenvolvimento da capacidade de interpretar, da inteligência e do raciocínio.

- É com estímulos como o da professora Ana Lúcia, que nossas crianças aprendem a transmitir ideias e emoções, beneficiando o processo de educação coletivo” -, disse.

(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar