Educação, Eventos, Florianópolis, Geral, Manezinhos pelo Mundo - 18 Fev 2020 18:23

Professora de escola no Ingleses é finalista do Prêmio Inovação SC

Iniciativa da Fapesc reconhece trabalhos espetaculares dos educadores
Por: Direto da Redação TSF
 
Professora de escola no Ingleses é finalista do Prêmio Inovação SC Professora Giselle nasceu em Fortaleza, no Ceará, mas escolheu Floripa, pra viver e trabalhar (Foto: divulgação)

Atrair a atenção dos alunos dentro de sala de aula é cada vez mais desafiador, especialmente com as novas mídias. A professora de escola pública de Florianópolis Giselle Araújo e Silva de Medeiros tem como papel justamente transformar a tecnologia de vilã a aliada da educação. O trabalho deu tão certo que agora Giselle é finalista na categoria Professor Inovador do Prêmio Inovação Catarinense, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). O resultado oficial será divulgado nesta quarta (19), às 18h30min, no auditório da Acate em Florianópolis.

Com graduação em Pedagogia e especialização em Informática na Educação, Giselle trabalha desde 2015 na Escola Municipal Herondina Medeiros Zeferino, em Florianópolis. Desde então, tem ampliado práticas pedagógicas a partir das tecnologias e desenvolve projetos junto com os outros professores. Um deles incentiva estudantes a criarem aplicativos para smartphone para solucionar problemas reais da comunidade.

A ideia surgiu em 2016 com a introdução do ensino de programação usando o App Inventor. A professora entrou em contato com a ONG Iridescent, dos Estados Unidos, que desenvolve o programa Technovation Challenger, com atividades também em Florianópolis. A ação tem como objetivo ampliar a participação de meninas no mundo de tecnologia.

Giselle motivou alunas a participarem do treinamento, que é realizado durante três meses no Sebrae, onde aprendem sobre ideação, tecnologia, empreendedorismo, além de lições para desenvolver aplicativos. As estudantes também contaram com a estrutura da escola para desenvolver seus trabalhos no contraturno.

Hoje, professora, alunas e equipe da escola se orgulham do resultado com o desenvolvimento de aplicativos como o App Pet, que ajuda na localização de animais domésticos abandonados, e o Recycle Mapp, que cria um mapa colaborativo com os locais de entrega de resíduos sólidos.

O trabalho de Giselle está entre os 124 inscritos nesta edição da Prêmio de Inovação. Destes, 30 foram selecionados como finalistas em 11 categoria. Confira todos que estão concorrendo no site http://bit.ly/PrêmioStemmer.

O Prêmio Inovação Catarinense - Professor Caspar Erich Stemmer foi criado em 2008 para reconhecer e dar visibilidade a pessoas e instituições que desenvolvem conhecimento científico e tecnológico. São destacados esforços em inovação, em desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, além de iniciativas que contribuem para o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Serviço
O quê: resultado do Prêmio Inovação Catarinense.
Quando: quarta-feira (19).
Onde: auditório da Acate, na SC-401 em Florianópolis.
Horário: às 18h30min.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar