Educação, Florianópolis, Geral, Tecnologia, Trabalho - 11 Dez 2017 17:19

Projeto selecionado em inovação tecnológica na Itália tem DNA da Udesc

Empresa receberá financiamento para apostar em inovações para o setor de TI
Por: Direto da Redação TSF
 
Projeto selecionado em inovação tecnológica na Itália tem DNA da Udesc Filippo di Cesare, CEO da Engineering do Brasil.

Um projeto que conta com a participação da Universidade de Santa Catarina (UDESC), em conjunto com o Laboratório de Tecnologias de Gestão (LabGES) e outras empresas brasileiras e italianas foi selecionado dentre os demais concorrentes para receber financiamento e integrar o “Joint Lab on Big Data for Industry 4.0”, uma iniciativa da Fundação Cultural Ítalo-Brasileira (Fibra) - órgão criado pela Embaixada do Brasil em Roma e pela Universidade de Bologna (UNIBO) para a promoção da ciência e de pesquisas entre os dois países.

O projeto é assinado pela Engineering – multinacional italiana fornecedora de soluções e serviços de TI – e tenta implementar um Joint Lab ítalo-brasileiro entre as duas instituições de educação e empresas privadas da área, com a colaboração de acadêmicos, estudantes e especialistas das empresas, para desenvolver pesquisas e soluções em Big Data para Indústria 4.0, com foco principal em Manufatura e Gerenciamento de Água. Mais especificamente, o projeto visa estudar modelos inovadores e ampliar o valor agregado da Tecnologia da Informação nas empresas, analisando soluções existentes para Joint Labs atuais e propondo novas abordagens para fomentar desenvolvimentos tecnológicos.

O laboratório visa criar uma troca de informações entre diferentes parceiros com diferentes origens e reunir o mundo acadêmico e as indústrias com uma abordagem multidisciplinar para promover o nascimento de novas ideias e iniciativas. Será a reunião das melhores competências do mercado e das universidades para alcançar inovações analisando soluções existentes e desenvolvendo projetos de pesquisa para aperfeiçoar tecnologias voltadas para diversas áreas.

O desenvolvimento dessas pesquisas e soluções proporcionarão não somente inovação, mas também uma maior segurança e assertividade para os Gestores, que poderão apoiarem-se em dados aprofundados para legitimar suas decisões na administração.

- A Engineering está muito feliz em fazer parte deste projeto ambicioso e enriquecedor e disponibilizará os melhores profissionais e recursos para atender esta demanda. Com certeza servirá para troca de informações, intercâmbio de profissionais, rompendo as fronteiras por meio da tecnologia e se transformando no alicerce necessário para a inovação nos futuros projetos, principalmente os voltados para Manufatura e Gerenciamento de Água -, explica o CEO da Engineering do Brasil, Filippo di Cesare.

A Universidade de Bologna é a instituição de ensino superior mais antiga da Europa, tendo sido fundada em 1088. Hoje, a instituição ocupa o 188º lugar na lista das melhores universidades do mundo, de acordo com a publicação QS World University Rankings 2018.

A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), criada em 1965, tem sua sede em Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina. Instituição Pública, oferece ensino gratuito e destaca-se como uma das melhores universidades estaduais do país. Sua missão é comprometer a gestão do conhecimento com o momento e o futuro de Santa Catarina.

Sobre a Engineering
A missão do Grupo Engineering, multinacional Italiana com mais de 35 anos de experiência no mercado de TI e entre as maiores na Europa, está focada em prestar serviços de Informação e Comunicação Tecnológica por meio da implementação de projetos de Integração de Sistemas e Business Integration, atividades de Outsourcing e Consultoria.

Especialistas em conhecimento, alta competência, excelência nos serviços ofertados, uma estrutura interna flexível e detalhista e uma gama variada de profissionais são o potencial competitivo da Engineering, conhecida por operar em um mercado tecnologicamente avançado e em constante evolução.

Telecomunicações, Saúde, Transporte & Trânsito, Administração Pública, Indústria e Serviços, Energia & Utilities, representam o core de mercado da Engineering, que age na organização e arquitetura de TI corporativa, orientando mudanças e acompanhando o cliente na Transformação Digital, contribuindo com profundo conhecimento dos processos de negócios, domínio da tecnologia e intensa atividade de pesquisa e desenvolvimento.

No Brasil desde 2008, a Engineering é referência em competência de negócios e visão integrada de tecnologias e soluções. Com projetos em mais de 150 grandes clientes e mais de 600 funcionários, a empresa possui escritórios nas principais cidades do Brasil: Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Santo André e Vitória, além de uma filial na capital Argentina, Buenos Aires.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar