Cultura, Eventos, Florianópolis, Geral - 16 Mai 2018 12:46

Projeto XV com Arte recebe a Banda da Polícia Militar nesta quinta (17)

O projeto XV com Arte leva música e cultura para o centro da cidade das 12h30min às 13h30min
Por: Direto da Redação TSF
 
Projeto XV com Arte recebe a Banda da Polícia Militar nesta quinta (17) (Foto: Martinho Ghizzo / Divulgação)

Nesta quinta-feira (17), ocorre mais uma edição do Projeto XV com Arte, na Praça XV, Centro de Florianópolis. O projeto que acontece todas as quintas, das 12h30min às 13h30min, recebe nesta edição a Banda da PMSC no Coreto da Praça.

Desde que foi criada, em 21 de setembro de 1893, a Banda de Música da Polícia Militar está presente nos principais acontecimentos da história de Santa Catarina, em momentos de alegria ou de tristeza, manifestações de louvor, comoção, patriotismo, civismo, devoção, erudição e comemoração, dentre tantas outras.

Ao contrário do que muitos hoje em dia possam imaginar dispor de uma Banda de Música não é um luxo ou capricho mantido pela Corporação por questões históricas. A existência delas é condição essencial para a manutenção da ritualística prevista no cerimonial, seja ele militar ou não. Além de destacar comemorações cívicas como o Dia da Independência e o Dia da Bandeira, a música entoada pela Banda realça as solenidades cultivadas pela Polícia Militar e abrilhanta os principais eventos das comunidades em que atua.

Por tudo isso, “O Piano Catarinense”, como é conhecida a Banda de Música da Polícia Militar, foi declarada patrimônio artístico e cultural do Estado de Santa Catarina. Atualmente, a Banda tem como comandante do grupamento do Corpo Musical (CM) o subtenente, Alvanir Poster.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar