Agricultura, Geral, Obras, Política, São José - 27 Out 2017 23:35

Proposta de ampliação da Ceasa em São José será definida em Brasília

Governador esteve na Capital Federal nesta semana tratando do assunto
Por: Direto da Redação TSF
 
Proposta de ampliação da Ceasa em São José será definida em Brasília (Foto: Divulgação)

A cessão de um pavilhão em São José, pertencente à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para a regional da Ceasa (Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina), foi tema de audiência do governador Raimundo Colombo com o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Roberto Novacki, nesta semana,em Brasília. A proposta foi bem recebida e o secretário ficou de dar uma resposta definitiva em breve. O governador alegou haver super ocupação na Ceasa regional, existindo área próxima pertencente à Conab com espaço disponível.

- Estamos com uma super ocupação na Ceasa e temos essa área próxima, da Conab, que praticamente não está mais sendo utilizada. Então fizemos esse pedido de um acordo, com disposição inclusive de pagar aluguel pelo espaço. A proposta foi muito bem recebida. Estamos confiantes de que em breve vamos poder contar com essa estrutura extra para melhorar as condições de todos que ali trabalham -, afirmou Colombo.

A Ceasa funciona como elo entre o produtor e o consumidor por meio da comercialização atacadista e varejista de pescado, produtos hortifrutigranjeiros, alimentos e insumos orgânicos, produtos ornamentais e de floricultura e artesanais.

Atualmente, na central de São José, são cerca de mil produtores cadastrados e 170 boxes que comercializam pescados, produtos hortifrutigranjeiros, alimentos e insumos orgânicos, produtos ornamentais e de floricultura e artesanais.

Um levantamento da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca aponta que todos os dias 4 mil veículos circulam pelo pátio e quase 5 mil pessoas passam pela Ceasa. Além disso, são 2 mil empregos diretos e aproximadamente 1,5 mil toneladas de alimentos comercializados diariamente. O secretário executivo de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, e a secretária adjunta Lourdes Martini, também acompanharam a reunião no ministério.

Agro+
Eumar Novacki lembrou ao governador a importância de realizar o Agro+ estadual, aderindo ao programa de modernização lançado pelo Mapa em agosto do ano passado, que já permitiu atender mais de 700 pedidos de produtores rurais. São medidas modernizadoras e de desburocratização que facilitam a atividade do setor e reduzem custos de produção.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar