Cultura, Florianópolis, Geral, Palhoça, Política - 26 Abr 2019 18:20

Recebidos pelo Governador, Indígenas reivindicam demarcação e professores

Reunião com Carlos Moisés nesta sexta (26) foi considerada histórica por Guarani, Caigang e Xokleng
Por: Direto da Redação TSF
 
Recebidos pelo Governador, Indígenas reivindicam demarcação e professores (Foto: divulgação)

Lideranças indígenas de Santa Catarina estiveram reunidas com o Governador Carlos Moisés na manhã desta sexta (26), em Florianópolis. O encontro foi considerado histórico pelos movimentos em defesa dos indígenas catarinenses, que não eram recebidos por um governador desde Luis Henrique da Silveira.

Segundo a representante dos Guarani Kaiowá, Eunice Kerexu Yxapyry, o grupo foi levar ao Governador as demandas dos povos Guarani, de Palhoça e Biguaçu,  Caigang de Chapecó e laklano Xokleng, de Ibirama. Entre elas, a demarcação das terras da Aldeia Morro dos Cavalos, cujo processo segue com ação tramitando no STF, em Brasília.

Outro ponto da conversa, segundo Eunice, foi a educação nas escolas indígenas, como a Tuiuti, que funciona em Palhoça. A principal reivindicação é a providência de concursos para contratação de professores especializados.

- Abrir dialogo com o governador após tantos anos de rejeição foi algo especial. Nossa situação é crítica, não estamos pedindo nem inventando historias. Não é caridade. O que solicitamos é o reconhecimento de questões legais dentro da demarcação e das políticas publicas para os povos indígenas em SC -, salientou Eunice Kerexu, que também aproveitou para convidar o Governador a participar de uma Assembleia Guarani que ocorrerá entre os dias 19 e 24 de maio, na Aldeia Morro dos Cavalos.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar