Educação, Eventos, Florianópolis, Geral - 07 Nov 2017 11:03

Reitor Cancellier recebe homenagem póstuma durante congresso em Floripa

Evento foi aberto na noite desta segunda-feira (6), na Assembleia Legislativa
Por: Direto da Redação TSF
 
Reitor Cancellier recebe homenagem póstuma durante congresso em Floripa Congresso foi aberto na noite desta segunda-feira (6), na Assembleia Legislativa (Foto: Fábio Queiroz/Agência AL / Divulgação)

Uma homenagem ao ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Luiz Carlos Cancellier de Olivo, morto no mês passado, marcou a abertura da sétima edição do Congresso Catarinense de Direito Administrativo, realizada na noite de segunda-feira (6), no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa. O encontro, que prossegue até quarta-feira (8) nas dependências do Tribunal de Contas do Estado (TCE), é promovido pelo Instituto de Direito Administrativo de Santa Catarina (Idasc), com apoio da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, entre outras instituições.

O discurso em homenagem ao ex-reitor foi feito pelo professor de Direito da UFSC Luiz Henrique Cademartori. Para ele, um erro de interpretação quanto a um ato administrativo de Cancellier o levou à prisão, em setembro passado.

- Um ato previsto no exercício da hierarquia do cargo, que foi a avocação de um processo, foi interpretado como obstrução de justiça”, disse. “Não quero dizer que ele [Cancellier] estivesse acima de qualquer erro, mas neste caso, foi flagrante o abuso cometido contra ele -, salientou.

Para o advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, responsável pela conferência de abertura do congresso, o ex-reitor da UFSC foi vítima de abuso de autoridade. Ele acredita que o combate à corrupção no Brasil tem sido feito com desrespeito à Constituição Federal por alguns setores do Judiciário e do Ministério Público.

- O combate à corrupção é necessário, mas não da forma como está sendo feito, sem respeito às garantias e direitos individuais. Essa espetacularização e exploração midiática do processo penal têm levado a situações dramáticas, como o que ocorreu com o reitor Cancellier -, disse Kakay.

O objetivo do congresso é favorecer o intercâmbio e a cooperação entre juristas e estudiosos desse ramo do Direito com atuação no meio acadêmico, no poder público e na iniciativa privada. De acordo com o presidente do Idasc, Salomão Ribas Júnior, o evento aborda temas atuais, como a necessidade de atualização da legislação frente ao avanço da tecnologia e o abuso de autoridade.

O presidente do Idasc também considerou abusiva a prisão do ex-reitor da UFSC. Na opinião de Ribas Júnior, os órgãos de controle e fiscalização devem ser respeitados.

- Mmas não podemos ficar calados quando há abusos que geram situações que traumatizam a sociedade -, completu.

Delações premiadas, Plano Diretor, Lei das Licitações e Improbidade Administrativa também estão entre os temas do VII Congresso Catarinense de Direito Administrativo, que tem sequência nesta terça-feira (7), no TCE, em Florianópolis. A programação completa está disponível no site do Tribunal de Contas.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar