O Movimento Floripa Sustentável, a Associação FloripAmanhã e a OAB-SC promove na sexta (26), às 16h, uma reunião com o Fórum Parlamentar Catarinense para tratar da questão do fornecimento de vacinas para Santa Catarina e da possibilidade de compra diretamente pelos estados. No encontro, será entregue um documento com pedido de atuação forte da bancada federal junto ao Ministério da Saúde, em função do desequilíbrio verificado no envio das vacinas em relação aos demais estados. Santa Catarina é o penúltimo, proporcionalmente, na quantidade de doses.
Assinado pelo Floripa Sustentável, FloripAmanhã e OAB, o documento aponta ainda fatores importantes para a correção imediata deste problema. Grande parte dos servidores dos hospitais e clínicas localizados na Capital, por exemplo, residem nas cidades da região. Portanto, não contam como moradores de Florianópolis, mas recebem as vacinas na cidade, o que aumenta a demanda do município.
Outra situação diz respeito as moradias temporárias de pessoas de outros estados que aqui têm residências de veraneio. Em especial os mais idosos, estão sendo vacinados no Estado, mesmo não constando no cadastro do IBGE como residentes em Santa Catarina. Além disso, os próprios dados do IBGE estão defasados, pois são de 10 anos atrás.
Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.