Cultura, Educação, Eventos, Florianópolis, Geral, Política - 01 Nov 2018 00:32

Reunião na Câmara nesta quinta (1º) discute situação dos museus em Floripa

Encontro está sendo promovido pelo gabinete do vereador Lino Peres (PT)
Por: Direto da Redação TSF
 
Reunião na Câmara nesta quinta (1º) discute situação dos museus em Floripa (Foto: Facebook / Divulgação)

Uma reunião aberta à comunidade vai discutir a situação da Política Nacional de Museus para Florianópolis, nesta quinta (1º), no Plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores. O encontro está sendo organizado pelo Gabinete do vereador Lino Peres (PT).

Logo após o incêndio do Museu Nacional, em setembro, o governo Temer publicou a Medida Provisória 850/2018, que institui a Agência Brasileira de Museus (ABRAM), extinguindo o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Para discutir as alterações e os impactos dessa alteração nos museus de Florianópolis, a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara Municipal promove esta reunião ampliada.

Os organizadores estão convidando museólogos e representantes dos museus da cidade para debater a Política Nacional de Museus e seus impactos em Floripa. A efetivação da ABRAM, sem qualquer diálogo ou interlocução com os entes do campo museal, foi denunciada por entidades e trabalhadores de serviços públicos federais por implantar um serviço social autônomo, na forma de pessoa jurídica de direito privado, nos moldes do sistema “S” (Sebrae, Sesc e Sesi). Segundo estas entidades, a alteração coloca em risco essa infraestrutura legal de efetivação das políticas públicas para museus lançada pela Política Nacional de Museus em 2003 e aplicada pelo agora extinto IBRAM.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar