Florianópolis, Geral, Saúde, Trabalho - 15 Ago 2019 15:27

MPT em Quadrinhos alerta para perigo do amianto em telhas e caixas d’água

Mais de 100 mil trabalhadores morrem todos os anos no mundo em decorrência dessa substância
Por: Direto da Redação TSF
 

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Santa Catarina lançou na semana passada a 38ª edição do MPT em Quadrinhos, que tem como tema o amianto – material usado principalmente para a produção de telhas e caixas d’água. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 100 mil trabalhadores morrem no mundo por ano devido às doenças relacionadas ao amianto. Todas as variedades do material são cancerígenas.

Entre os anos de 2000 e 2010, foram registradas no Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM) 2.400 mortes relacionadas à fibra. Dentre os casos de câncer, foram registradas 827 mortes por mesotelioma e 1.298 por neoplasias malignas da pleura. Em Santa Catarina, há registro de 47 mortes.

Na batalha contra o amianto, o MPT criou em 2012 o Programa Nacional de Banimento do Amianto. Desde então, foram realizadas diversas ações, acordos judiciais e termos de ajuste de conduta com empresas para deixar de usar o material. Além disso, o MPT tem incentivado pesquisas científicas e políticas públicas voltadas para o diagnóstico, registro e identificação de trabalhadores adoecidos pela exposição ao amianto, afim de garantir as reparações justas às vítimas e suas famílias.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)

O amianto foi proibido no Brasil em novembro de 2017, através de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). No estado catarinense, o material já era proibido desde janeiro do mesmo ano, quando foi publicada no Diário Oficial do Estado a lei número 17.076 depois de quase nove anos em tramitação e forte atuação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Federal (MPF). A fibra é proibida em mais de 65 países atualmente.O MPT em Quadrinhos “Amianto” traz informações em linguagem acessível sobre o assunto.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar