Cultura, Eventos, Florianópolis, Geral, Manezinhos pelo Mundo - 25 Set 2020 16:59

Rock de Floripa: Exclusive os Cabides expande sonoridade psicodélica em novo clipe

Cantada metade em inglês e metade em português, a música faz uma ligação dos insetos que produzem mel e polinizam as flores
Por: Direto da Redação TSF
 
Rock de Floripa: Exclusive os Cabides expande sonoridade psicodélica em novo clipe (Foto: Carolina Werutsky / divulgação)

Formada em Florianópolis, a Banda Exclusive os Cabides vem sendo apontada como o expoente do novo rock psicodélico nacional. Destaque no cenário independente de Santa Catarina, o grupo entrega agora mais uma faixa que estará no seu disco “Roubaram Tudo”. Após o clipe “Gato Preto”, chega a animação “Save The Bees ou Deus Salve As Abelhas”, usando novamente uma estética experimental já associada à banda: o vídeo foi realizado inteiramente no software Paint. A faixa já está disponível nas principais plataformas de streaming.

A narrativa da letra nada tem de paixão ambiental, como supõe o título. Cantada metade em inglês e metade em português, a música faz uma ligação dos insetos que produzem mel e polinizam as flores à doçura de um amor. O que poderia soar piegas ganha contornos ruidosos e psicodélicos na sonoridade da banda, que explora vertentes do lo-fi e indie.

Não por acaso, o clipe segue a mesma estética não convencional de Exclusive os Cabides. A animação foi realizada por Gabriel Felds, do Instagram @paintmediocre, inspirada pelo personagem Bubbles. Ele faz parte de uma tirinha que estampa uma camiseta da banda e foi criado pelo guitarrista e vocalista João Paulo de Ávila Pretto. O grande nariz e corpo cor de rosa, feito de chiclete, ganharam vida em vídeo. Bubbles anda de skate pela cidade e tem epifanias psicodélicas sobre a realidade quando ele é picado por uma abelha.

Assista ao clipe “Save The Bees ou Deus Salve As Abelhas”


- Queremos apresentar para as pessoas uma estética alternativa e original que desperte um entendimento da identidade da banda desde o início. ‘Cabides? Ah sim, aqueles que tem um clipe que foi feito no Paint…-, diverte-se João.

O projeto surgiu exatamente quando João decidiu dar vida a canções que anteriormente guardava para si. Ao compartilhar as composições com o amigo Mafra, que se tornaria o primeiro baterista da banda, ele foi convidado a participar de uma aula de prática em conjunto com o professor Marcio Bicaco, onde se uniu também ao baixista Kelmer Cunha. Foi naquela escola de música que os primeiros sons foram formados no que viria a se tornar o grupo, com a adição de Antônio de Ávila dos Anjos na percussão e vocais.

Com a realização dos primeiros shows, veio a necessidade de um espaço de criação sem restrições. Assim surgiu a Casa do Espanto, home studio montado na residência da avó dos primos João e Antônio. A partir daí, novas demandas sonoras levaram à adição de Eduardo Possa, inicialmente assumindo o posto de baterista e que transicionou para a guitarra com a entrada de Ana Nasário na bateria.

Assista ao clipe “Gato Preto”

 


As primeiras amostras do som de Exclusive os Cabides foram entregues com os EPs “Para endoidar o cabeção” (2019) e “Demos Roubadas” (2020), explicitando o caráter do it yourself de um trabalho cheio de personalidade, da sonoridade às letras bem humoradas. A narrativa das faixas segue a história da própria banda.

O processo criativo de Exclusive os Cabides amadureceu junto dessas transformações, e o resultado poderá ser conferido com o álbum “Roubaram Tudo”, a ser lançado em breve. “Save The Bees ou Deus Salve As Abelhas” está disponível em todos os serviços de streaming de música.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar