O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta semana as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2019. Conforme o levantamento, São João Batista, na Grande Florianópolis, tem 37.424 habitantes, o que representa um aumento de 3,3% em apenas um ano.
O dado coloca a Capital Catarinense do Calçado novamente entre os municípios com maior crescimento populacional em Santa Catarina, atrás apenas de Araquari (3,9%) e Itapema (3,3%). Nos últimos dez anos, o número de moradores de São João Batista saltou de 24.419 para 37.424, o que corresponde a um aumento de 53,3%.
- Este crescimento reflete o quanto nossa cidade é acolhedora e cheia de oportunidades. Mas, ao mesmo tempo, representa um desafio extra. Vamos seguir trabalhando muito para atender com qualidade toda essa demanda - , comenta o prefeito Daniel Netto Cândido.
Sobre o levantamento
As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos. A divulgação é anual e obedece ao artigo 102 da Lei nº 8.443/1992 e à Lei Complementar nº 143/2013.
De acordo com o IBGE, as populações dos municípios foram estimadas por um procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios. O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010). As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010.
A tabela com a população estimada para cada município foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta (28). A nota metodológica e as estimativas das populações em todos os municípios, assim como nas 27 unidades da federação, podem ser consultadas no site www.ibge.gov.br.
Confira um depoimento do prefeito de São João Batista:
Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.