Esportes, Eventos, São José - 06 Mar 2018 11:16

São José abre brasileiro de patins street com participação de estrangeiros

Competição será neste sábado (10), na Beira-Mar
Por: Direto da Redação TSF
 
São José abre brasileiro de patins street com participação de estrangeiros (Foto: Divulgação)

Com uma etapa promovida em São José, Santa Catarina abre neste sábado (10) o circuito brasileiro de patins street, modalidade que consiste em manobras como aéreos e saltos mortais, com a participação do patinador profissional espanhol Aritz Ortega.

O Patins Street Brasil será disputado a partir das 13h na pista da Avenida Beira Mar de São José, na Grande Florianópolis. A entrada é de graça. Será a segunda vez que Santa Catarina sediará a etapa de abertura do torneiro que reúne os patinadores mais radicais do país.

A novidade deste ano é a participação do patinador profissional Aritz Ortega, da Espanha. Atleta da equipe Razor, Ortega faz turnê pela América do Sul. Ele veio ao Brasil especialmente para a disputa. Outro destaque da etapa de abertura é a participação de Felipe Zambardino, que já representou o Brasil nos X-Games, a olimpíada dos esportes radicais.  Zambardino é paulista, mas desde o ano passado mora e treina em Florianópolis por considerar a cidade o principal centro do patins street no Brasil.

Na etapa de São José,o Patins Street Brasil terá as categorias estreante, iniciante, amador, feminino, profissional e old school, para atletas com mais de 30 anos de idade.

A disputa será no sistema jam session: os patinadores entram na pista em grupos, e têm quatro voltas de 30 segundos para as manobras. Os árbitros avaliam dificuldade e consistência das manobras, estilo e aproveitamento de pista. Vence quem conquistar as maiores notas.

Depois de São José, o circuito irá para Anápolis (GO), São Luis (MA), Recife (PE) e Campinas (SP). O calendário terminará em novembro. Também chamado de agressive, o patins street consiste em manobras de pista, como aéreos e descidas de corrimão.

No Brasil, a modalidade é praticada desde os anos 1990, com a popularização dos patins in line. Santa Catarina é o principal centro do patins street no país. Isso se deve à qualidade das pistas, à popularização deste esporte, à presença de alguns dos principais atletas da modalidade, ao intercâmbio de atletas locais com patinadores do exterior e à tradição do patins street em SC.

De acordo com Diego Rachadel, presidente da Federação Catarinense de Hóquei e Patinação, atualmente o street é praticado por cerca de 2 mil pessoas no Estado. Há grupos formados em 25 cidades. Dez anos atrás eram 200 praticantes em 10 cidades.

O patins street almeja participação em Olimpíadas. O argumento principal é que nos jogos de inverno as provas de patinação atraem grande público, e que os jogos tradicionais já se abriram aos esportes radicais, com a inclusão de skate e surfe em Tóquio-2020.

Além do street, a patinação de competição tem as modalidades vertical (disputada na pista com formato de “U”), slalom (desvio de obstáculos), velocidade (provas de até 42 km) e artística (predomina o uso do patins “quadrado”). Há ainda dois estilos recreativos: urban (desafios na cidade) e fitnnes (passeio).

Serviço
Na Grande Florianópolis, há três encontros semanais, gratuitos, para quem quer aprender a patinar ou se aprimorar na patinação.
Nas noites de quinta, na pista da Beira Mar de São José, patinadores se reúnem a partir das 19h para praticar a modalidade street.
Nas noites de quarta, a partir das 19h, o encontro é na Beira Mar de São José (pistas redondas ao lado da antiga estátua do padroeiro).
Nas manhãs de domingo, a partir das 9h, o ponto de encontro é a Beira Mar Norte, em Florianópolis, no bolsão da Casan.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar