Bombeiros, Comunidade, Educação, Geral, São José - 16 Jan 2018 16:51

São José: crianças visitam o Corpo de Bombeiros no Projeto Verão Social

O grupo conheceu a sede do 10º Batalhão de Bombeiros Militar de São José nesta terça (16)
Por: Direto da Redação TSF
 
São José: crianças visitam o Corpo de Bombeiros no Projeto Verão Social (Foto: Divulgaçao)

Até o dia 2 de fevereiro, o Projeto Verão Social, realizado pela Prefeitura de São José oferece uma série de atividades de lazer, cultura e recreação para crianças e adolescentes durante as férias. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município.

Confira aqui um álbum de fotos com imagens da visita

Na manhã de terça-feira (16), o grupo formado por cerca de 30 crianças e jovens encaminhados pelo CRAS Jardim Zanellato conheceu a sede do 10º Batalhão de Bombeiros Militar em São José, num dia que iniciou repleto de descobertas, atividades interativas e integração com o Corpo de Bombeiros. O projeto atende crianças e adolescentes encaminhados pelos CRAS, Ministério Público de Santa Catarina e Conselho Tutelar.

- Pensamos em realizar o projeto com o objetivo de proporcionar maior convivência, proteção e socialização das crianças e jovens que vivem certa vulnerabilidade social. A experiência tem sido gratificante para eles, que estão curtindo cada segundo das atividades que preparamos e, para nós profissionais da assistência, que acompanhamos e percebemos a alegria no olhar de cada um -, conta a secretária de Assistência Social, Rose Bartucheski.

(Foto: Divulgaçao)(Foto: Divulgaçao)

Na visita ao 10º Batalhão de Bombeiros Militar em São José, o grupo foi recebido pelos cadetes Mateus Henrique Schuhmacher Valério e Douglas Amaral da Cunha. Eles conheceram as instalações do batalhão, o equipamento dos veículos de trabalho dos bombeiros como o Auto Socorro de Urgência (ambulância), o caminhão ABTR Auto Bomba Tanque e Resgate, e assistiram a simulações de como a guarnição realiza algumas ocorrências.

A programação do Projeto Verão Social conta com a coordenação da secretária Adjunta de Assistência Social, Simone Machado e da diretora da Proteção Social Básica, Juliana Rocha Pires, que junto com a equipe de monitores da Assistência Social, desenvolvem as atividades para cada semana do projeto.

Descoberta e integração

O brilho nos olhares, o entusiasmo em vivenciar descobertas e a alegria das crianças e adolescentes é perceptível a cada encontro promovido pelo Projeto Verão Social.  Para Mayra Rodrigues Coelho, de 11 anos, conhecer o Corpo de Bombeiros foi gratificante.

- Foi muito legal ver como é a ambulância por dentro, pois eles salvam muitas vidas com ela e eu sempre tive curiosidade de saber como eles socorrem as pessoas -, comentou.

- Eu já passei algumas vezes aqui pela frente do batalhão e sempre quis conhecer como era por dentro. Gostei muito e os bombeiros foram muito legais com a gente e mostraram como funcionam os equipamentos do caminhão, o jato d’água, foi muito legal -, disse Gabriel Schrader, de 10 anos.

Para participar do projeto os pais de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que residem nas comunidades de São José podem procurar o CRAS de sua região para obter mais informações e permitir a participação do filho nas atividades de verão.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar