Geral, Grande Floripa, São José, Saúde, Tecnologia - 03 Abr 2020 18:45

São José: Hospital Regional recebe 10 monitores que detectam febre

Dez monitores multiparâmetro foram entregues hoje à Unidade
Por: Direto da Redação TSF
 
São José: Hospital Regional recebe 10 monitores que detectam febre (Foto: divulgação)

O Hospital Regional de São José recebeu neta sexta (3) dez monitores multiparâmetro, equipamento usado para se verificar os sinais vitais dos pacientes, como temperatura, coração, respiração e nivel de oxigênio no sangue. O material foi doado pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS). Os equipamentos tem valor aproximado de R$ 230 mil e o recurso para a compra foi destinado pelo Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina.

O Diretor Geral do Hospital, Marcelo Borges Moreira, explicou que a instituição conta com cerca de 300 leitos, e já estava trabalhando com os monitores multiparâmetros na quantidade exata para o número de leitos e não teria condições de atender a provável elevada demanda gerada pela pandemia do COVID-19.

- Assim, estes dez monitores multiparâmetros contribuirão para ampliar nossa capacidade de tratar pacientes infectados pelo novo coronavírus -, afirmou ele.

Ainda de acordo com Moreira, os equipamentos continuarão sendo utilizados amplamente no hospital para acompanhar as evoluções dos pacientes com os mais diversos quadros após a pandemia, pois possuem cerca de 15 anos de vida útil. O Hospital Regional de São José é o maior hospital público de Santa Catarina.

O Procurador do Trabalho Sandro Eduardo Sardá responsável pela destinação ressaltou:

- O Sistema Único de Saúde (SUS), nascido com a Constituição de 1988, nunca foi adequadamente financiado, o que afeta de forma negativa a atenção primária (estagnada em 65% da população), bem como os procedimentos de média e alta complexidade, situação que deve se agravar diante da epidemia de coronavírus -, disse.

Em março deste ano, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) recomendou a todos os membros do Ministério Público que destinem recursos ao enfrentamento da epidemia do Coronavírus (Covid-19).

- As destinações que o MPT vem realizando nos ultimos anos “são importantíssimas, ainda que limitadas, para a melhoria dos serviços públicos de saúde e para redução dos riscos ocupacionais dentre os trabalhadores da saúde , completou Sardá. O Procurador concluiu que a UNOPS é um grande parceiro do MPT e sua expertise possibilitou a rápida aquisição dos equipamentos, em um contexto tão desafiador.

A representante do UNOPS no Brasil, Claudia Valenzuela, disse que o UNOPS é o organismo das Nações Unidas especializado em compras, inclusive, em situações de emergência.

- Assim, estamos apoiando, a compra de equipamentos que podem salvar vidas, considerando o contexto complexo que é uma crise global -,  explicou ela. 

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)


Hospital Regional São José

O Hospital Regional São José na Grande Florianópolis é o maior hospital público de Santa Catarina. Em 2019,  atendeu quase 130 mil pacientes na emergência geral e mais de 50 mil pacientes na emergência pediátrica; realizou mais de 12 mil cirurgias; mais de 37 mil atendimentos no ambulatório geral; 27 mil atendimentos no ambulatório de ortopedia; mais de 5 mil atendimentos no ambulatório de perinatologia e mais de 31 mil no ambulatório de de oftalmologia.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar