Comunidade, Esportes, Eventos, Geral, São José - 11 Jul 2018 20:03

São José: Ipiranga FC completa 80 anos e recebe homenagem de vereadores

"Leão da Várzea" jogava no terreno onde hoje fica o Legislativo Josefense
Por: Direto da Redação TSF
 
São José: Ipiranga FC completa 80 anos e recebe homenagem de vereadores Em foto de 1966, oIpiranga está com , da esquerda para a direita, Nilton Platt, Jacó, Alcino, Ceceu, Rogério, Mário Rila, Guingo e Arnaldo Mainchen de Souza. Agachados, Pedro, Perácio, Vilmar, Mário Santos e Telmo

Em São José, os 80 anos do Ipiranga Futebol Clube serão lembrados na Câmara Municipal nesta quinta (12), às 19h, em Sessão Comemorativa. Serão homenageados ex-atletas e dirigentes históricos de um dos principais clubes do futebol amador da Grande Florianópolis, especialmente entre as décadas de 40 e 60.

Entre os condecorados estarão nomes como Arnoldo Souza (In Memoriam), Valério Matos, Waldemar Matos, Telmo José Domingues e João Jacó de Souza. O próprio prédio que hoje abriga a Câmara de Vereadores, no Centro Histórico de São José, foi construído sobre o terreno onde estava o campo do Ipiranga FC.

A data ainda renderá uma exposição com fotos históricas do pesquisador Osni Machado no segundo pavimento da Câmara Municipal de São José. A galeria deve seguir disponível à visitação do público durante o evento.

Fundado em 1938 por Arnoldo Souza, Altino Pereira e Áureo Ferreira de Melo, o Ipiranga Futebol Clube em pouco tempo se tornou uma das mais respeitadas equipes do futebol amador na Grande Florianópolis. Seu ápice foi nas décadas de 40, 50 e 60, quando passou a ser conhecido como “Leão da Várzea”.

Alguns atletas que defenderam o Ipiranga se notabilizaram mais tarde atuando por Avaí, Paula Ramos e Figueirense, tais como Bráulio, Calico, Borbinha, Valério Matos, Sombra, Neri, Mandico, Fateco, Chinês, Pé de Ferro, Chocolate e os goleiros Santa Rita e Isaías.

O último jogo do Ipiranga, em São José, no velho campo da praça, aconteceu em 17 de maio de 1970, contra o Grêmio Esportivo Nilo Peçanha. A despedida de sua casa (onde hoje está situada a Câmara de Vereadores), terminou com uma goleada de 8 a 1. Mesmo inativo, o Ipiranga FC não foi extinto e chega, em 2018, aos 80 anos.

Serviço
O quê: Sessão Comemorativa 80 anos do Ipiranga Futebol Clube
Quando: quinta (12), às 19h
Onde: Câmara Municipal de São José - Praça Arnoldo de Souza, 38, Centro Histórico

Saiba mais:

Ipiranga Futebl Clube
Apelido: Leão da Várzea
Fundação: 19 de julho de 1938
Primeiro presidente: Arnoldo Souza
Campo: situado em frente a praça e matriz de São José (onde em 1970 foi construída a Câmara de Vereadores).



Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar