Eventos, Florianópolis, Tecnologia, Trabalho - 29 Nov 2019 19:50

Seminário na OAB debate propriedade intelectual, inovação e cidadania

Na oportunidade, ocorrerá a entrega da Premiação do concurso de Histórias em Quadrinhos
Por: Direto da Redação TSF
 

Na terça (3) e quarta (4), Florianópolis recebe o I Seminário de Propriedade Intelectual, Inovação e Cidadania, promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), em parceria com a Ordem dos Advogados de Santa Catarina (OAB-SC) e Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O encontro vai reunir atores do ecossistema de inovação de Santa Catarina, para em uma oportunidade singular debater as formas de alavancar a competitividade, a partir de estratégias de fortalecimento da Propriedade Intelectual.

- A inovação é cada vez mais uma estratégia para as empresas transformarem ideias em valor, agregar tecnologias e oferecer produtos de qualidade, no alcance de mais competitividade, conquista de novos mercados e gerar empregos. É imprescindível discutir formas e o fortalecimento das garantias e direitos do direito autoral -, destaca o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino.

Em um mundo cada vez mais tecnológico a propriedade intelectual não se resume à concessão de patentes e registro de marcas. É um conceito mais amplo, que envolve a indústria do direito autoral e do software e constitui atualmente um dos setores mais dinâmicos da economia mundial. Desta forma, possibilita que autores possam ter as garantias dos direitos dos seus trabalhos, onde a proteção destas garantias se torna indispensável para o fortalecimento da criatividade e da produção de soluções inovadoras para a sociedade.

Para discutir este tema tão relevante, o Seminário reúne em um mesmo palco, especialistas e autoridades importantes no cenário nacional, como o juiz e Diretor de Pesquisa da Academia Judicial do TJSC, Claudio Regis de Figueiredo, que abre o painel “Propriedade Intelectual, Inovação e Cidadania”. O representante da Subsecretaria de Inovação do Ministério da Economia, Miguel Campo Dall Orto Emery de Carvalho, discursa no período da tarde, na palestra sobre Apresentação Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual além da participação da Secretaria da Educação, Fazenda e do Conselho Estadual de Combate à Pirataria (CECOP).

Na oportunidade, ocorrerá a entrega da Premiação do concurso de Histórias em Quadrinhos, promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), por meio do CECOP, para alunos de escolas públicas e privadas do Estado. Com o título: Hérois SC teve o intuito de fortalecer a conscientização da importância dos princípios éticos e da segurança com o combate à pirataria.

Realizado pela Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação (DCTI), Conselho Estadual de Combate à Pirataria (CECOP/SC), Ordem dos Advogados de Santa Catarina, Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) conta com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Escola Superior de Advocacia (ESA/SC), Via Estação Conhecimento e PROFNIT (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação).


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar