Economia e Negócios, Florianópolis, Tecnologia, Trabalho - 22 Out 2019 00:41

Startup de Floripa Exact Sales terá aporte de R$ 15 milhões para investir

Investimento é liderado pela Astella e será usado para expansão comercial e novas funcionalidades
Por: Direto da Redação TSF
 
Startup de Floripa Exact Sales terá aporte de R$ 15 milhões para investir (Foto: divulgação)

A empresa Extract Sales, de Florianópolis, vai receber um aporte financeiro calculado em R$ 15 milhões. O investimento foi anunciado na quinta (17), em São paulo, durante o Vendas B2B Experience 2019. O aporte deve consolidar a companhia como líder na América Latina em plataformas tecnológicas voltadas para prospecção e qualificação de clientes.

Entre os investidores, estão a Astella Investimentos, gestora de um dos principais fundos brasileiros voltados para companhias que operam no modelo SaaS (software como serviço), tendo no portfólio negócios como a Resultados Digitais e a Omie.

Em menos de cinco anos de fundação, a Exact Sales já captou R$ 21 milhões – agora, a Astella junta-se a Cventures, Vesper Ventures e investidores anjos como acionistas do negócio. Atualmente a empresa conta com 200 colaboradores e pretende faturar, em 2019, R$ 13 milhões. Em 2015, a Exact Sales venceu o Prêmio Top de Marketing e Vendas, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC), com o caso de sucesso: “de R$0 a R$3 milhões em apenas 9 meses”. O case referiu-se ao montante vendido no primeiro ano da empresa, que iniciou a operação comercial em fevereiro de 2015.

Felipe Roman e Théo Orosco (Foto: Felipe Carneiro / divulgação)Felipe Roman e Théo Orosco (Foto: Felipe Carneiro / divulgação)

O novo aporte será direcionado para as áreas comercial, de atendimento e de desenvolvimento. Também servirá para aquisições estratégicas de outras empresas para complementar os recursos do Exact Spotter, software voltado à prospecção e à qualificação de clientes potenciais, utilizado por mais de 2 mil empresas e 7 mil usuários.

O sistema guia e monitora as interações com o cliente em potencial para empresas aumentarem a geração de oportunidades, sugerindo ações com base em dados para o profissional de prospecção. Essa combinação, segundo a empresa, traz uma maior conversão de reuniões em negócios, aumentando o volume de vendas, reduzindo o custo de aquisição de novos clientes e os prazos médios de fechamento de negócios.

Com sede no Parque Tecnológico Celta, em Florianópolis, a Exact Sales pretende investir para ampliar a infraestrutura do sistema para atender a expansão comercial, além de adequar totalmente a solução à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que passará a vigorar em 2020.

- A escolha pela Astella para esta rodada se deu pelo forte conhecimento e experiência dos seus gestores e analistas no ecossistema de vendas e marketing, inclusive com portfólio de investimentos na área e forte conexão com fundos de atuação global -, explica Théo Orosco, CEO da Exact.

Para Laura Constantini, sócia e cofundadora da Astella Investimentos, a Exact Sales traz a inteligência e a automação para o setor de pré-vendas – uma parte do funil que não era atendida nem pelas ferramentas de automação de marketing, nem de vendas. Com o fortalecimento do papel de pré-vendas, todo o processo fica mais eficiente. Nos últimos quatro anos, o time da Exact construiu um produto, processos de vendas e Customer Success impressionantes, com uma equipe focada, ágil e com enorme learning agility.

Pioneiros no termo pré-vendas
A Exact Sales foi fundada em 2015 pelos empreendedores Théo Orosco e Felipe Roman. A empresa foi pioneira no país na utilização do termo pré-vendas para designar uma importante etapa do ciclo comercial que prospecta e qualifica clientes aptos a serem abordados por vendedores.

- Identificamos no mercado que a principal razão para baixa conversão de reuniões em vendas era a falta de entendimento prévio sobre o cliente. As empresas precisavam ouvir mais antes de oferecer uma solução, perguntar mais. Só assim seriam capazes de qualificar os clientes e ajustar a oferta, gerando conversões muito maiores -, explica Orosco.

A Exact acabou sendo a responsável por popularizar este termo no país, em empresas de diversos segmentos, como indústria, varejo, serviços, tecnologia e instituições de ensino. Além de atender pequenos negócios, a solução tem cada vez mais ganhado espaço em médias e grandes empresas – entre seus clientes estão SAP, Thomson Reuters, Philips, Unimed, Hiper, Sebrae, Engie, Estadão, Dígitro, Ultragaz, Khronos, Costão do Santinho Resort, Softplan, Oral Sin, Delivery Much, Zenvia.

A metodologia também ajudou a criar uma nova área dentro das empresas e, principalmente, uma nova carreira profissional: a do pré-vendedor. Somente no ano passado, por exemplo, foram criados mais de 5 mil novos empregos com esta atribuição. Tal interesse fez também a empresa apostar e criar uma nova unidade de negócio por meio de uma plataforma educacional para capacitar estes profissionais: a Academia Exact. A iniciativa forma online, de forma gratuita, mais de 80 profissionais por mês e tem garantido empregabilidade para a totalidade dos inscritos.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)


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