Esportes, Palhoça, Turismo, Verão - 03 Nov 2019 14:51

Sul Americano de windsurf tem finais no domingo (3) na Ponta do Papagaio

Mateus Isaac larga na frente na luta pelo título do 2019 ISSO IFCA South American Slalom Championship
Por: Direto da Redação TSF
 
Sul Americano de windsurf tem finais no domingo (3) na Ponta do Papagaio (Foto: Gabriel Heusi/Heusi Action)

O vento de quadrante Norte soprou com força neste sábado (2) na praia da Ponta do Papagaio, em Palhoça, palco do maior evento de windsurf das Americas. O brasileiro Mateus Isaac e a venezuelana Carenys Salazar largaram na frente na luta pelos títulos do 2019 ISSO IFCA South American Slalom Championship. O vento apareceu na hora certa, e os velejadores foram autorizados a entrar na água às 10h15min, logo após a reunião com a comissão de regatas. O vento de quadrante Norte deixou a raia lisa e à medida que manhã avançava, só aumentou de intensidade, chegando a 22 nós, segundo a Comissão de Regatas.

Com o vento soprando da terra para o mar, o chamado terral, os velejadores tiveram dificuldade para escolher o equipamento certo para a disputa das baterias eliminatórias. Entre os homens, o brasileiro Mateus Isaac confirmou o favoritismo e liderou todas as baterias eliminatórias.

Natural de Santa Catarina, Wilhelm Schurmann mostrou muito conhecimento da região e bem que tentou fazer frente ao melhor brasileiro no ranking mundial da PWA, mas também teve que se preocupar com o cearense Mathias Pinheiro e o peruano Alessio Bottieri, que também tentaram ameaçar Isaac, ao longo do dia.

Na penúltima bateria, Pinheiro colidiu com Schurmann na hora de fazer o contorno (jybe) da primeira boia, e o catarinense teve que dar adeus a chance de duelar com Isaac, que liderava a disputa. A colisão dividiu a flotilha, com Isaac e Bottieri ficando muito à frente dos demais velejadores e selando o domínio do brasileiro na raia da Ponta do Papagaio. 

Entre as meninas, a velejadora da Venezuela Carenys Salazar foi a melhor do dia. Ela venceu as quatro baterias que disputou.

- Foi excelente -, definiu a windsurfista da paradisíaca Isla Margarita. O peruana Maria Belén Bazo teve problemas com a vela, e a brasileira Bruna Martinelli, da ISSO Wind Xtreme terminou o primeiro dia na segunda colocação.

- Vou tentar manter a segunda colocação amanhã -, declarou Martinelli, com humildade.

 (Foto: Gabriel Heusi/Heusi Action) (Foto: Gabriel Heusi/Heusi Action)

Neste domingo (3) serão realizadas as baterias decisivas do 2019 ISSO IFCA South American Slalom Championship que definem os campeões sul-americanos da temporada nas categorias Open, Master, Grand Master, Youth, Junior e Feminino. Wilhelm Schurmann é o líder na Master, enquanto outro catarinense,  Murilo Carioni, é o primeiro colocado na Grand Master. O gaúcho Guilherme Plentz, que compete com equipamento ISSO Wind Xtreme, é o primeiro colocado na Youth, e Luca Lari, 15 anos, é o único concorrente na Junior. A previsão indica a troca de direção do vento para Sul no final da manhã, com rajadas de 20 nós.

- O domingo vai separar os homens dos meninos -, definiu o cearense Mathias Pinheiro, que achou a raia da Ponta do Papagaio parecida com seu local de treinos, na Praia do Futuro, em Fortaleza.

Fora da água, o inglês Ben Profitt é uma das atrações do 2019 ISSO IFCA South American Slalom Championship. O campeão britânico da modalidade Wave passou a conciliar a competição com a função de comentarista de eventos de windsurfe em 2011 e cinco anos depois lançou o canal Windsurfing.tv, para divulgar o esporte e com um jeito particular de narrar os eventos ficou conhecido no mundo inteiro entre windsurfistas profissionais e amadores.

O ISSO IFCA South American Slalom Champíonship também é transmitido ao vivo no canal do You Tube da Isso Wind Xtreme com locução de Rafael Cunha, ex-campeão brasileiro de windsurf e gestor de projetos da ISSO Wind Xtreme. O público poderá acompanhar as baterias do campeonato no telão instalado na Arena ISSO.

O estande da ISSO Wind Xtreme apresenta os modelos de pranchas desenhados por Ricardo Winicki, o Bimba. A Neokai expõe a coleção de roupas de Neoprene, coletes e lycras fabricadas pela marca de Garopaba.

Neste domingo (3), antes das finais, o Palhoça Menos Lixo promove um mutirão de limpeza na praia da Ponta do Papagaio, a partir das 9h30min, e convida a todos a participar da atividade.

O 2019 ISSO IFCA South American Slalom Championship é uma realização da ISSO Wind Xtreme, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Palhoça, Neokai e Corona. Apoio: Decathlon, Santur, KEY Suzuki e Green Flip Flops, e parceiros Buttons, Manos Comunicação Visual, Ilha do Papagaio, Anasol. Divulgação: Canal Woohoo, programa Mundomar e Rádio Cidade FM. A supervisão é da CBVela e da Associação Brasileira de Windsurf (ABWS).

O 2019 ISSO IFCA South American Slalom Championship é sancionado pela International Funboard Class Association (IFCA), com chancela da World Sailing, através da Internacional Windsurf Association (IWA).

 (Foto: Gabriel Heusi/Heusi Action) (Foto: Gabriel Heusi/Heusi Action)


CLASSIFICAÇÃO PROVISÓRIA – após 1º dia (quatro séries e um descarte)

Masculino
1º Mateus Isaac BRA 2.1
2º Wilhelm Schurmann BRA 7.0
3º Alessio Botteri PER 7.0
4º Mathias Pinheiro BRA 12.0
5º Jomilson Souza BRA 15.0
6º Murilo Carioni BRA 18.0
7º Lucas Trindade BRA 19.0
8º Christian Hackbart BRA 20,0
9º Pedro Loureiro BRA 22.0
10º Guilherme Plentz BRA 25.0
11ºRicardo Conde BRA 26.0
12º Raul Claux PER 35.5
13º Marcio Santos BRA 39.0
14º Luiz Santi BRA 39.0
15º Alexandre Soares BRA 41.0
16º Emilio Strassburger BRA 42.0
17º Juan Luis Kruger PER 49.0
18º Felipe Broecker BRA 51.0
19º Renato Pozolo BRA 51.0
20º Felipe Mattos BRA 58.0
21º Marvin Maurer BRA 60.0
22º Carlos Alberto Isaac 67.0
23º Rodrigo Noronha BRA 73.0
24º Juan Carlos Gomez VEM 81.0
24º Hidenari Mogi JAP 81.0
24º Fabio Kley Santos BRA 81.0
24º Luca Lari PER 81.0

Feminino (Quatro série e um descarte)
1ª Carenys Salazar VEN 2.1
2ª Bruna Martinelli BRA 7.0
3ª Maria Belén Bazo PER 8.0
4ª Giovanna Prada BRA 10.0
5ª Rosane Ferreira BRA 15.0

PROGRAMAÇÃO
2019 ISSO IFCA South American Slalom Championship
03/11 - Domingo
9h - Reunião de velejadores
10h - Velejadores à disposição da CR
10h30min - Possível início das regatas
** a última regata deverá iniciar no máximo até as 15h.

Cerimônia de premiação será realizada após o término da última regata.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar