Agricultura, Eventos, Florianópolis, Geral - 06 Nov 2017 20:33

Sul da Ilha vai sediar 13 dias de Festa da Ostra e da Tradição Açoriana

Evento será no prédio Estacionamento Portal, na estrada de acesso ao Ribeirão da Ilha
Por: Direto da Redação TSF
 
Sul da Ilha vai sediar 13 dias de Festa da Ostra e da Tradição Açoriana (Foto: Domenique Bitencourt Gambôa / Tudo Sobre Floripa)

A ASIMAR - Associação Sul da Ilha de Maricultores, realiza de 14 a 26 de novembro, no prédio Estacionamento Portal, estrada de acesso ao Ribeirão da Ilha e Tapera, no Sul da Ilha, a Festa da Ostra e da Tradição Açoriana, reunindo produtores, restaurantes e profissionais oferecendo uma diversidade gastronômica à base de ostras e frutos do mar, stands de artesanato regado a muita música com artistas e bandas da Grande Florianópolis.

Nesses 13 dias de festa, a organização pretende reunir mais de 45 mil pessoas, já que no primeiro evento realizado pela ASIMAR, o “Festival de Ostras”, realizado no Ribeirão da Ilha, foram cerca de 8 mil ingressos vendidos em apenas três dias de evento, compara o organizador Henrique da Silva, presidente da ASIMAR – Associação Sul da Ilha de Maricultores, que pretende fomentar e incrementar mais ainda a atividade, representando uma fatia significativa na produção e venda anual dos moluscos, dando assim o real reconhecimento ao setor de Maricultura.

A produção confirma a participação de tradicionais restaurantes da Ilha nesta edição, que será realizada no prédio Estacionamento Portal, na rodovia Aparício Ramos Cordeiro, que dá acesso aos bairros da Tapera e do Ribeirão da Ilha. A edificação do Portal, construído para estacionamento do novo aeroporto, tem 3 pavimentos, sendo que dois serão para 600 vagas de carros e o piso superior, com 4.535,33 metros quadrados, sediará a Festa da Ostra 2017.

O evento, que terá chope da Zen Beer e da Germânia, será uma festa multicultural, com apresentação de danças típicas, grupos folclóricos, artes cênicas e visuais, artesanato, moda e palestras voltadas as atividades dos maricultores que terão a oportunidade de oferecer diretamente as ostras cultivadas em Florianópolis.

As ostras tem fama de ser um afrodisíaco, pois suas propriedades têm muitas vitaminas, colágeno, minerais e outros nutrientes para a pele, para combate a depressão e problemas cardíacos, além de benefícios ao meio ambiente já que os moluscos agem como filtro absorvendo as impurezas da água, garantindo inclusive a balneabilidade de nossas praias, segundo dados da ASIMAR.

Os ingressos ao local do evento terão preço único da R$ 10 reais, com o mesmo valor cobrado para o estacionamento de carros assegurado pela agência Porto Seguro. A Festa da Ostra tem o intuito de resgatar a herança cultural açoriana e enaltecer Florianópolis como a “capital nacional da ostra”, por ser o maior produtor do molusco no Brasil cuja produção anual em Santa Catarina já alcança a marca de mais de três milhões de dúzias.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar