Economia e Negócios, Geral - 31 Mai 2013 12:40

Tainha volta com força e safra 2013 deve superar anterior

Em apenas duas semanas, já foram pescados metade da produção de 2012
Por: Róbinson Gambôa
 
Tainha volta com força e safra 2013 deve superar anterior Maior lanço da capital ocorreu no campeche, com 2 toneladas (Foto: Divulgação/riozinho.net)

Após um período de dois anos em baixa, a safra da tainha em Santa Catarina, e em especial na capital Florianópolis, já dá mostras de que a produção vem se recuperando nesta temporada. Desde o início da abertura do defeso, ocorrida no dia 15 de maio, cerca de 204 toneladas de tainhas já foram colhidas pela pesca artesanal em todo o Estado. Em Florianópolis, os lanços pescados até o momento já somam 80 toneladas.

Segundo o presidente da Fepesc (Federação dos Pescadores de SC), Ivo Silva, a expectativa é a de que a safra catarinense neste ano supere com facilidade as 420 toneladas pescadas no ano passado.

Só em Florianópolis, foram pescadas 200 toneladas em 2012, número considerado muito baixo em relação ao esperado. Para Ivo, a produção de 2013 deve alcançar essa marca muito antes do final da temporada, marcada para 30 de julho, quando volta a funcionar o defeso e a proibição à pesca da tainha, o que permite e garante a reprodução da espécie no mar.

- Em apenas 15 dias já temos a metade de todo o ano passado, comemorou.

Em todo o Estado, o maior lanço registrado até o momento ocorreu no balneário Rincão, próximo a Criciúma, onde forma pescadas 20 toneladas de uma só vez. Em Florianópolis, o melhor resultado foi obtido por um grupo de pescadores do Campeche, que pescou de uma só vez duas toneladas.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar