Agricultura, Comunidade, Geral, Grande Floripa - 18 Out 2018 16:07

Tijucas: Projeto Horta Ecológica produz alimentos para a merenda escolar

Contato com a terra é usado como ferramenta pedagógica na educação
Por: Direto da Redação TSF
 
Tijucas: Projeto Horta Ecológica produz alimentos para a merenda escolar (Foto: Larissa Souza / Divulgação)

O contato com a terra, com o plantio e com os processos agroecológicos na produção de alimentos. O destino correto dos resíduos orgânicos, a disciplina para a manutenção de um trabalho que exige dedicação. Em Tijucas, na Grande Florianópolis, tudo isso está no escopo do que os alunos da Escola Estaudal Santa Terezinha aprendem no projeto Horta Escolar. O projeto está transformando o que antes era um grande espaço ocioso em um lugar de muito aprendizado e produção de alimentos saudáveis.

Na terça-feira (16), aconteceu a cerimônia de inauguração da estrutura que foi montada na escola para a realização do projeto. Uma estufa, um depósito, sistema completo de irrigação por aspersores e gotejamento fazem parte do projeto. Tudo foi construído em um trabalho em equipe, do professor de biologia Augusto Flavio Porto da Veiga e de alunos voluntários.

O objetivo do projeto, sobretudo, é ensinar de maneira interdisciplinar sobre ecologia, sustentabilidade, segurança alimentar e agricultura orgânica. Mais de 20 alunos integram o projeto de maneira voluntária, trabalhando na horta no contraturno escolar. Quem estuda à tarde, trabalha pela manhã e quem estuda pela manhã, trabalha à tarde. Ambos almoçam na escola.

(Foto: Larissa Souza / Divulgação)(Foto: Larissa Souza / Divulgação)

Além de toda a questão pedagógica, a Horta Ecológica está com uma produção grande de diversas hortaliças e verduras, que vão prover a merenda escolar do município. A projeção é de que a produção seja suficiente para suprir toda a necessidade da Santa Terezinha e que o excedente seja fornecido para as demais escolas da rede municipal. Augusto Flávio é otimista:

- O projeto não é pequeno. Acredito que temos condições de produzir aqui todo o volume de verduras que a merenda do município consome -, salienta.

  A produção já é bem considerável. Alface, tomate, brócolis, couve, batata-doce, aipim, beterraba, além de milho e maracujá, que começaram a ser plantados recentemente. Outro ponto extremamente positivo do projeto é a compostagem, que está destinando corretamente todo o resíduo orgânico gerado na escola.

- Cerca de 85% do lixo que a escola produz é orgânico e estamos direcionando isso para a compostagem, reduzindo drasticamente o que destinamos para o aterro sanitário. E isso nos dá um adubo de extrema qualidade para a horta -, pondera Augusto.

- Este é um projeto que já está nos orgulhando muito e com certeza é um diferencial. Ensinar as crianças na prática sobre a produção de alimentos saudáveis e contar com a ajuda delas em todo o processo é fantástico -, afirma o prefeito Eloi Mariano Rocha.

- A educação, quando alia a teoria à prática, certamente é mais efetiva. Quando desenvolvida em parceria com os alunos, então, torna a iniciativa ainda mais importante. O Projeto Horta Ecológica, para Tijucas já é uma referência e, com certeza, deve continuar dando bons frutos -, diz a secretária de Educação de Tijucas, Neide Maria Reis.

(Foto: Larissa Souza / Divulgação)(Foto: Larissa Souza / Divulgação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar