Cultura, Eventos, Florianópolis, Geral - 19 Mai 2017 10:59

Tradição: festas do Divino Espírito Santo começam neste sábado (20) em Floripa

Cultura açoriana é mantida há séculos na capital catarinense
Por: Direto da Redação TSF
 
Tradição: festas do Divino Espírito Santo começam neste sábado (20) em Floripa Tradição das Festas do Divino foi introduzida pelos imigrantes açorianos. (Foto:Dieve Oehme/Divulgação)

Florianópolis volta a se enfeitar pra festejar uma de suas principais tradições: as Festas do Divino Espírito Santo. A abertura do Ciclo do Divino inicia oficialmente neste sábado (20), a partir das 9h no entorno da Casa da Memória. De maio a setembro, 14 comunidades celebram o Divino no Município.

Na programação de abertura estão previstos o hasteamento das bandeiras, atividades artísticas, culturais e religiosas, benção e distribuição dos pãezinhos, apresentação dos casais festeiros e desfile dos cortejos pelas ruas centrais da cidade. Caso esteja chovendo a solenidade ocorrerá dentro da Catedral Metropolitana.

Pelo sétimo ano consecutivo, a Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Franklin Cascaes, realiza este evento no centro histórico. Uma Lei Municipal instituiu em 2009 o Dia Municipal de Abertura das Festividades do Ciclo do Divino Espírito Santo.

TRADIÇÃO
O Ciclo do Divino Espírito Santo é uma das tradições mais antigas de Florianópolis, cultivada e passada de geração a geração por mais de dois séculos. Comemorada a partir das celebrações de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), a Festa mescla elementos religiosos, profanos e folclóricos. Os festejos abrangem novenas, promessas, folguedos populares, folias e cantorias. Contemplam também a procissão da corte imperial e a cerimônia de coroação do Imperador, considerado o principal momento do evento.

Isso porque, segundo historiadores, o início da festa em terras portuguesas é atribuído à devoção da Rainha Isabel de Aragão (1270-1336).  De acordo com o artigo “Isabel e a Origem das Festas do Espírito Santo entre os Portugueses”, a Rainha casada com Dom Dinis, Rei de Portugal, fez uma promessa para encerrar as desavenças entre o esposo e o filho, o Príncipe Afonso.

Os conflitos eram frequentes porque o Rei demonstrava predileção por outro descendente, Afonso Sanches, concebido fora do casamento. Temendo pela morte de um dos dois durante as brigas, a Rainha prometeu ao Espírito Santo que realizaria um dia de culto e entregaria a própria coroa se a paz voltasse a reinar. O pedido foi atendido e em agradecimento Dona Isabel levou a coroa à Igreja do Espírito Santo. Para a entrega, no Dia de Pentecostes, formou-se uma solene procissão com nobres carregando estandartes enfeitados.

Por determinação da Casa Real, a festa passou a se realizar todos os anos na mesma data, ultrapassando as fronteiras do tempo e do território português. Foi assim e com a colonização açoriana que Florianópolis, ou a então Desterro, passou a celebrar as Festas do Divino.

FESTAS NAS COMUNIDADES
Após a abertura do Ciclo do Divino que reúne as 14 comunidades da Capital e comitivas de Municípios da Região Metropolitana, as festas começam a acontecer semana a semana nos bairros de Florianópolis.

De junho a setembro, nas comunidades que celebram o Divino Espírito Santo, as bandeiras desfilarão pelas ruas anunciando o início das festividades na região. Ao som de rabeca, viola e tambor, os foliões seguem de casa em casa divulgando a festa e renovando a devoção ao Espírito Santo.

PROGRAMAÇÃO

Junho
01 a 04 – Centro
02 a 04 – Ribeirão da Ilha
02 a 04 – Estreito
09 a 11 – Trindade
09 a 11 – Rio Tavares
09 a 11 – Monte Verde
10 e 11 – Prainha

Julho
01 e 02 – Pântano do Sul
08 e 09 – Lagoa da Conceição
22 e 23 – Campeche

Setembro
08 a 10 – Santo Antônio de Lisboa
08 a 10 – Rio Vermelho
15 a 17 – Barra da Lagoa
22 a 24 – Canasvieiras


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar