Florianópolis, Geral, Imagem TSF, Meio Ambiente, Turismo, Verão - 06 Fev 2015 13:09

Trilha escondida entre a Praia Mole e a Joaquina revela a Ponta do Gravatá

Local preservado e sem estrutura comercial garante passeio para moradores e turistas
Por: Direto da Redação
 
Trilha escondida entre a Praia Mole e a Joaquina revela a Ponta do Gravatá Praia do Gravatá, um cenário encantador entre a Joaquina e a Mole (Foto: Maxwell Varela / Tudo Sobre Floripa / Especial)

Por Maxwell Varela
Especial

O número exato de praias em Florianópolis ainda gera dúvidas, mas um dos mais belos e escondidos de grande parte dos banhistas é a Ponta do Gravatá, que fica entre a Praia Mole e a Joaquina, no Leste da Ilha, e que só é acessível através de uma trilha. A caminhada dura em média uns 40 minutos, dependendo das paradas para fotos, o que é quase obrigatório para quem vai curtir o local.

Enquanto as praias mais conhecidas se enchem de turistas procurando as belezas e encantos que só a capital catarinense tem a oferecer, poucos sabem que é entre esses movimentados balneários que ficam cantos “escondidos”. Para chegar até eles, é preciso uma caminhada para chegar a excelentes cenários para fotografias e contato com a natureza.

Confira o álbum de fotos da trilha do Gravatá

Apesar de ser pequena, a praia é bastante limpa e tem o mar agitado com pequenas ondas, valendo um mergulho para aqueles que gostam de água. A partir da praia é possível ainda seguir pelas pedras até a ponta do Gravatá, o que proporciona uma visão panorâmica incrível do local.

Praia escondida entra Mole e Joaquina. (Foto: Maxwell Varela/ Tudo Sobre Floripa/ Especial)Praia escondida entra Mole e Joaquina. (Foto: Maxwell Varela/ Tudo Sobre Floripa/ Especial)

O MELHOR PONTO DE VISTA

Para chegar é preciso tomar o caminho da Lagoa da Conceição passando por pontos turísticos conhecidos, como o Mirante da Lagoa, o Centrinho e indo até o fim da avenida das Rendeiras.

O acesso da trilha é pela SC-406, porém não há onde deixar o carro. A dica é estacionar no final da Rendeiras e seguir dali, mas chegue cedo para pegar as vagas livres ou colocar o veículo em um dos estacionamentos particulares nas proximidades.

Com o carro estacionado é hora de começar a caminhada. Ao invés de seguir a rua no sentido da Praia Mole, pode-se pegar um atalho que começa ao lado de um bar instalado no final da avenida das Rendeiras chegando até a SC-406.

Dali é só localizar uma placa de voo com parapentes, onde também há uma rampa íngrime de concreto do outro lado da rua. Esta é a indicação de início da trilha do Gravatá. Os moradores da região também são ótimos guias.

Confira os detalhes da trilha no mapa interativo:


O início da trilha é íngrime e com barro e pode cansar os menos acostumados, ainda mais caso a noite anterior tenha sido de chuva. Um dos melhores pontos do caminho para fotos de paisagens e selfies está logo à frente. É uma visão aberta de toda a região, um refresco para a vista depois de muita vegetação entre a trilha e a praia.

Depois de aproveitar a paisagem e relaxar ao sol e som das ondas, a volta é tranquila. Lembre-se de recolher todo o lixo com uma sacolinha plástica para dar um descarte correto. Para finalizar bem o passeio e repor as energias, a dica é saborear um açaí ou um suco nos diversos comércios que funcionam no centrinho da Lagoa.

Vista da Praia Mole durante a trilha. (Foto: Maxwell Varela/ Tudo Sobre Floripa/ Especial)Vista da Praia Mole durante a trilha. (Foto: Maxwell Varela/ Tudo Sobre Floripa/ Especial)

ESTRUTURA SIMPLES

É importante destacar que a praia não possui nenhuma estrutura para atender os visitantes, então é melhor preparar uma mochila com bastante água, um lanche, protetor solar e repelente, além de um tênis para garantir conforto na caminhada até a praia.

A praia do Gravatá possui apenas algumas poucas casinhas de pescadores que normalmente ficam fechadas, proporcionando certa privacidade dependendo somente do movimento de aventureiros na praia.

Visão panorâmica da Praia do Gravatá. (Foto: Maxwell Varela/ Tudo Sobre Floripa/ Especial)Visão panorâmica da Praia do Gravatá. (Foto: Maxwell Varela/ Tudo Sobre Floripa/ Especial)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar