Educação, Eventos, Florianópolis - 05 Dez 2017 12:17

Ufsc comemora 10 anos do 1º programa de pós-graduação em Jornalismo do país

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abre as portas para debates sobre teoria e prática da profissão
Por: Direto da Redação TSF
 
Ufsc comemora 10 anos do 1º programa de pós-graduação em Jornalismo do país Primeira banca de Mestrado Pos graduação em Jornalismo, em 2009 (Foto: Divulgação)

A pesquisa e o mundo do trabalho no Jornalismo serão os focos de dois eventos a partir desta quarta-feira (6), na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Os encontros são organizados em comemoração aos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Ufsc e serão concentrados no Auditório Henrique Fontes, na Sala Drummond e no Saguão do Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

A programação inicia na quarta (6) com o 4º Simpósio de Pesquisa Avançada em Jornalismo da Região Sul. Das 9h até as 20h, haverá debates e encontros de pesquisadores focados nas pesquisas desenvolvidas na área. Mas, vale lembrar, o encontro é aberto a qualquer pessoa que tenha interesse em assistir às discussões, aluno ou não da Ufsc.

Na mesa de abertura, às 9h30min, os professores Eduardo Meditsch (UFSC), Felipe Pontes (UEPG) e o jornalista Sério de Andrade (Fenaj) discutem os “30 anos do Segredo da Pirâmide, 20 anos do Programa de Qualidade de Ensino da Fenaj e 10 anos do POSJOR”.

Na quinta e sexta-feira, a 7ª Jornada Discente debaterá pesquisas na área e também o mundo do trabalho. A abertura será na quinta (7), às 14h, com a participação da professora e jornalista Zélia Adghirni, da Universidade de Brasília (UnB). Ela irá palestrar e lançar o livro “O Jornalismo como cenário – entre o campo acadêmico e o mundo do trabalho”.

Ainda no mesmo dia, haverá outros três debates: às 16h30min sobre Questões epistemológicas no jornalismo; às 18h15min sobre Narrativas jornalísticas e literatura; e às 20h sobre Identidades e esporte no jornalismo. Durante cada momento, haverá um professor que mediará as apresentações e debates entre os alunos de Mestrado e Doutorado do POSJOR.

Os estudantes continuam os debates na sexta-feira (8), no Auditório Henrique Fontes, das 8h30 às 20h. Durante todo o dia, as discussões seguirão cinco eixos principais: Ensino e métodos de pesquisa; Relações de poder e espaço público; Transformações em prática e produtos jornalísticos, Cidadania no Jornalismo e Inovação no Jornalismo.

O evento será encerrado com o debate “10 anos de pesquisa no POSJOR: teorias e metodologias”, com a mediação da professora Raquel Longhi e debate entre os professores Eduardo Meditsch, Melina Ayres, Gislene Silva e a doutoranda Juliana Gobbi.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar