Esportes, Florianópolis, Geral, Manezinhos pelo Mundo - 22 Dez 2013 12:30

Umetsubo vence a última, mas fica em terceiro no Brasileiro de Xadrez

Resultado é considerado histórico para a modalidade em Santa Catarina
Por: Róbinson Gambôa
 
Umetsubo vence a última, mas fica em terceiro no Brasileiro de Xadrez César estuda Administração da Ufsc (Foto: Reino de Caíssa/divulgação)

O enxadrista paulista radicado em Florianópolis Cesar Umetsubo, de 27 anos, terminou em terceiro lugar a fase final do 80º Campeonato Brasileiro de Xadrez, disputado durante a semana que passou em João Pessoa, na Paraíba. César chegou a liderar o torneio mas acabou superado pelos dois favoritos ao título. Mesmo assim, traz para Florianópolis um resultado histórico para a modalidade.

O campeão foi o maranhense Rafael Leitão, que obteve seu 6º título brasileiro. César obteve a mesma pontuação que o paulista Krikor Mekhitarian, de 27 anos, mas perdeu o vice campeonato nos critérios de desempate usados no xadrez.

Na última rodada, César fez sua parte e venceu o paraibano Francisco de Assis Cavalcanti, de 51 anos, que terminou em último lugar entre os 12 finalistas. Leitão, que já tinha o título antecipado, venceu e chegou aos 9,5 pontos. Krikor também venceu e se manteve com oito, mesma pontuação que César.

Desde os anos 70 Florianópolis não colocava um atleta na fase final do brasileiro de xadrez. Entre os 12 finalistas do Brasileiro neste ano, César apresentava o penúltimo lugar em “rating”, como é feito o ranking no xadrez. Seu desempenho surpreendente com o terceiro lugar repercutiu em sites especializados. Segundo o site Xadrez Diário News, o resultado rendeu a César sua norma de Mestre Internacional, um degrau privilegiado no cenário do xadrez mundial.

Outros atletas que disputaram a final do Brasileiro aparecem na classificação final como representantes de Santa Catarina. Na verdade, a maioria deles, como o campeão Rafael Leitão e o vice Krikor, se mantém filiados à Federação Catarinense para cumprir uma exigência dos Jogos Abertos de Santa Catarina, competição onde atuam como profissionais. Outras competições rentáveis, como os Jogos Abertos de São Paulo, não exigem a filiação à federação local.

César Umetsubo mora e treina em Florianópolis desde 2009, e frequenta o curso de Administração de Empresas da Ufsc.
Atleta deve retornar a Florianópolis nesta segunda-feira (23) (Foto: Facebook/divulgação)Atleta deve retornar a Florianópolis nesta segunda-feira (23) (Foto: Facebook/divulgação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar